Petistas querem que Reinaldo peça autorização para remanejamentos
Emenda pode engessar gestão tucana
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Emenda pode engessar gestão tucana
A bancada petista da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul apresentou nesta quarta-feira (8) uma proposta de emenda a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para que o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) peça autorização para realizar qualquer tipo de remanejamento.
Na prática, a medida engessaria a administração estadual, mas os deputados defendem a mudança como um ato de maior transparência do poder executivo. “Atualmente, o governador pode transferir ou utilizar as dotações orçamentárias como quiserem, sem aprovação da Assembleia”, explicou Pedro Kemp.
Para o deputado, a emenda de autoria do deputado Amarildo Cruz, visa não dar um “cheque em branco” para o governo. “É uma forma de fiscalizar e acompanhar as mudanças que o governo faz. Não queremos inviabilizar ou prejudicar as ações do governo”.
Os remanejamentos do governo são publicados no Diário Oficial do Estado para acompanhamento. Já a suplementação é livre até 25% do orçamento. Se o índice ultrapassar, é preciso fazer solicitação a Assembleia.
A falta de previsão expressa na LDO sobre os remanejamentos das dotações nas unidades gestoras foi uma das ressalvas na aprovação das contas de 2014 na gestão de André Puccinelli, julgadas pelo Tribunal de Contas do Estado.
Assunto polêmico, a mudança no índice de suplementação durante a gestão de Alcides Bernal (PP) em Campo Grande foi um dos motivos de indisposição entre Câmara e Prefeitura, já que durante a gestão de Nelsinho Trad (PMDB) o índice era de 30% e passou a 5%.
A proposta de emenda deve ser encaminhada a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) até amanhã (9), assim como as outras. Para o presidente da Assembleia, deputado Junior Mochi (PMDB), não devem ser propostas mais do que seis mudanças, no máximo. Isso porque geralmente os deputados encaminham emendas à LOA (Lei Orçamentária Anual), apresentada no fim do ano.
Notícias mais lidas agora
- Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
- Motorista perde controle na curva e bate em muro de garagem de carros em Campo Grande
- Servidores públicos de MS recebem décimo terceiro nesta segunda-feira
- Duas atletas de futsal morrem em acidente entre carreta e ônibus na BR-163
Últimas Notícias
Após crime que comoveu MS, Lei “Sophia de Jesus Ocampos” tramita na Alems
Mãe e padrasto de Sophia de Jesus Ocampos foram condenados a 52 anos de prisão, somadas as duas penas
Mulher é feita refém em ponto de ônibus na Avenida Paulista em São Paulo
Funcionários de empresas próximas ativaram protocolo de segurança
Baseado em histórias reais, espetáculo Terra Brava acontece esta semana com workshops gratuitos em Campo Grande
Além da peça Terra Brava, a Cia Apoema oferecerá workshops gratuitos em Campo Grande, explorando a união entre circo e teatro.
Justiça mantém prisão de militar que atirou três vezes contra rapaz em Campo Grande
Pedido de liberdade provisória do militar alegando que ele agiu em legítima defesa foi negado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.