Pela primeira vez governo contribui para Festa do Leitão em São Gabriel do Oeste

Nova empresa vai produzir 150 toneladas de presunto no município 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Nova empresa vai produzir 150 toneladas de presunto no município 

O Governo do Estado vai contribuir com R$ 55 mil para a realização do 8ª Festoeste (Festival da Canção de São Gabriel do Oeste) realizado durante a 22ª edição da Festa do Leitão no Rolete em São Gabriel do Oeste, a 133 quilômetros de Campo Grande. Na tarde desta segunda-feira (20) um convênio foi assinado entre a prefeitura do município e o Governo.

Segundo o prefeito de São Gabriel do Oeste, Adão Rolim (PR), mais de 100 pessoas se inscreveram no Festival e há final será no sábado (1º de agosto), quando começa a festa do leitão. “Nós temos que unir esforços para conseguir fazer cada ano uma festa melhor”.

Rolim agradeceu o apoio do Governo e destacou que 40% da economia do município é da suinocultura, sendo que mais de 10% da população trabalha no ramo. Para a festa do leitão a expectativa é de que 300 leitões sejam assados e consumidos pelos moradores e turistas que foram ao município.

O Governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), reiterou que a festa agrega valor cultural a Mato Grosso do Sul e mesmo ajudando com pouco recurso a intenção é valorizar os festivais. “Tem que ajudar todas as festas tradicionais, conseguimos criar uma estrutura e um apoio financeiro que ajuda aqueles que fazem a festa terem outros atrativos para receber as pessoas”.

Segundo o presidente o presidente da Cooasgo (Cooperativa Agropecuária São Gabriel do Oeste), Jair Borgmann, disse que para realizar a festa do leitão é necessário o investimento de R$ 1 milhão e que a ajuda do Governo para o Festoeste é de suma importância para os cooperativados.

“Em São Gabriel são abatidos três mil suínos por dia, esse número vem crescendo e deve aumentar”.

Investimento

De acordo com Rolim, a empresa Aurora deve inaugurar uma indústria de produção no dia 1º de agosto que será a segunda maior linha de produção de presunto do mundo. “Serão produzidas 150 toneladas de presunto por dia. Nós damos retorno para o Estado e agradecemos o investimento do governo”, concluiu.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)