Pela primeira vez, Assembleia de MS autoriza concurso no Legislativo

Prometido há 1 ano, concurso deve ser realizado em 2015

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prometido há 1 ano, concurso deve ser realizado em 2015

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul publicou, em seu Diário Oficial desta quarta-feira (21), ato da mesa diretora que autoriza o primeiro Concurso de Provas e Títulos para provimentos de cargos efetivos da Casa de Leis. Este será o primeiro concurso da história do legislativo estadual.

O ato, assinado por Junior Mochi (PMDB), Zé Teixeira (DEM) e Cabo Almi (PT), presidente da Casa de Leis, 1º e 2º secretários, respectivamente, traz a autorização do concurso.

Prometido em outubro de 2014, ainda na presidência do ex-deputado Jerson Domingos (PMDB), o certame deve ocorrer ainda este ano, para que os aprovados já tomem posse no começo do ano que vem. “É uma forma de oxigenar a Assembleia”, afirmou Mochi.

Apesar do ato publicado hoje, a Assembleia ainda não definiu a quantidade de vagas e quais áreas serão preenchidas, mas o presidente do Sisal (Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa), Nailor Vargas, afirma que seŕa algo entre 200 e 250 vagas.

De acordo com detalhamento do plano de cargo e carreira, aprovado em 2011, devem ser abertas vagas para odontólogo, advogado, relações públicas, biblioteconomista, contador, entre outros. Mesmo não definido ainda, o presidente afirmou anteriormente que seriam abertas vagas para nível médio e superior completo.

Aposentadoria incentivada

Para abrir o concurso, Mochi apresentou, no início do ano, o PAI (Programa de Aposentadoria Incentivada), que teve o objetivo de aposentar servidores da Casa, com remuneração por seis meses, para que as vagas ficassem disponíveis para o concurso. O programa foi concluído no fim do primeiro semestre, com 100% dos servidores que se enquadravam nos requisitos do programa aposentados.

Já em agosto, o presidente anunciou a criação de uma comissão para analisar ‘diretoria por diretoria’ da Assembleia, para definir a quantidade de vagas no primeiro concurso. A promessa é de que em novembro seja lançado o edital do concurso.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado