Política

Paulo Duarte renuncia à presidência do PT e mobiliza lideranças petistas

Prefeito de Corumbá disse que cargo o impede de comandar o partido

Midiamax Publicado em 03/10/2015, às 13h35

None
paulo_duarte.jpg

Prefeito de Corumbá disse que cargo o impede de comandar o partido

O diretório do PT (Partido dos Trabalhadores) em Mato Grosso do Sul, divulgou, na manhã deste sábado (3), carta na qual o prefeito de Corumbá, Paulo Duarte, renuncia à presidência regional da sigla. Até o fechamento deste texto, lideranças petistas estavam reunidas no Novotel, em Campo Grande, para discutir o assunto.

Na carta, Duarte diz ser incompatível exercer os dois cargos. Cita que, apesar da derrota do senador Delcídio do Amaral na disputa pelo governo, a votação nas eleições de 2014, ajudou a eleger quatro deputados estaduais e dois federais. Também comenta sobre a organização do PT nos municípios e o protagonismo de lideranças.

Leia a carta, na íntegra:

CARTA AO PARTIDO DOS TRABALHADORES

Na condição de prefeito de uma das maiores cidades do Estado e diante do cenário que exige das administrações locais esforço redobrado no enfrentamento à crise, tenho a responsabilidade de dedicar toda a minha energia pessoal e criativa na busca de alternativas para que o desenvolvimento econômico e social da minha cidade não seja interrompido. Hoje, esse desafio é incompatível com a minha permanência na presidência do PT. Deixo o cargo com a certeza de que o Partido está estruturado para construir os seus projetos de futuro. 

Nesse um ano e meio à frente do Partido tivemos vários desafios: mesmo não conseguindo êxito na eleição para o governo do Estado, a votação expressiva do Senador Delcídio ajudou a eleição de quatro deputados estaduais e dois deputados federais; investimos na organização dos diretórios municipais e alcançamos a formação de diretórios em 56 municípios, maior índice de organização de todo país; garantimos o protagonismo de todos nossos dirigentes, ampliando a participação e a democratização das decisões;  estreitamos a relação com os prefeitos, criando espaços para debater políticas públicas e fortalecer as experiências bem sucedidas desenvolvidas nos municípios governados pelo Partido; implantamos um sistema de gestão financeira, saneando dívidas e estabelecendo metas. 

Isso feito, cabe ao Partido, que consolidou no País um marco histórico de avanços no campo social, persistir na busca da sua renovação interna e aproximação das lutas sociais e democráticas, efetivando os seus compromissos históricos, superando os erros e realizando as mudanças que o nosso povo exige. 

A todos os militantes, dirigentes, parlamentares, prefeitos(as) vices, vereadores (as) e lutadores(as) expresso a minha eterna gratidão. Obrigado pela generosidade, solidariedade e ensinamentos!  Prosseguiremos juntos construindo esse grande Partido, ressignificando a sua história, reencantando os seus militantes e fazendo sonhar as novas gerações.  

Avante! 

Paulo Duarte

Jornal Midiamax