Maria do Carmo Avesani deixa Ministério das Cidades para assumir pasta da Habitação no Estado. 

Duas semanas após a posse oficial do primeiro escalão,  tomou posse na tarde desta quarta-feira (14) a nova secretária estadual de habitação, Maria do Carmo Avesani, que atrasou a chegada ao cargo pois estava de férias. Ela teria o desafio de diminuir o déficit habitacional do setor em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), o déficit habitacional em Mato Grosso do Sul é de aproximadamente 80 mil casas. O tucano quer organizar os critérios para os beneficiários dos programas habitacionais, e pretende cruzar os dados da Agehab (Agência Estadual de Habitação) e da Emha (Agência Municipal de Habitação), para evitar irregularidades.

“Confio muito na Maria do Carmo. Ela tem uma vasta experiência em habitação, é um dos melhores quadros em conhecimento do setor. Vai poder auxiliar nas parcerias com a União, em um ano que teremos fartura de recursos”, afirmou Reinaldo.

Já a nova secretária, que deixou a direção do Departamento de Produção Habitacional do Ministério das Cidades, volta a Mato Grosso do Sul com a função de estabelecer parcerias com o Governo Federal e com os municípios para a execução de programas habitacionais no Estado.

Ela ouviu do governador para priorizar familiar recebem até três salários mínimos, e recebeu a incumbência de criar um programa habitacional para servidores do Estado.

Maria do Carmo disse que deixou o ministério das cidades, em Brasília, para usar a experiência adquirida em seu Estado. Ela quer também quer regionalizar as ações da pasta.

“Quanto mais capacitado o município, com planejamento, melhor ele atingirá os objetivos das parcerias”, finalizou Avesani.