Moka promete que bancada vai trabalhar por municípios no Congresso
Prefeitos querem auxílio para minimizar crise
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Prefeitos querem auxílio para minimizar crise
Representante da bancada federal que recebeu carta com pedido de socorro por parte dos prefeitos sul-mato-grossenses na manhã desta segunda-feira, o senador Waldemir Moka (PMDB) disse que recorrerá aos 10 colegas que atuam por Mato Grosso do Sul no Congresso Nacional para tentar amenizar a crise que abateu os municípios.
Com presença de 57 prefeitos, deputados estaduais, federais, senadores e do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), o presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Juvenal Neto (PSDB), entregou ofício pedindo auxílio à bancada federal.
Moka diz acreditar que o senador Delcídio do Amaral (PT) poderá ajudar muito sendo líder da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), no Senado. “Tenho certeza de que o Delcídio irá nos ajudar porque sei o que é ser líder seja de qual governo for”, disse Moka. A solicitação é para que haja ajuda do governo federal para a liberação dos restos a pagar referentes a 2013 e 2014, bem como modificações nas propostas do Pacto Federativo.
De acordo com os chefes dos Executivos, 134 milhões oriundos dos restos a pagar que deveriam ser aplicados nas cidades estão com o governo federal. Além disso, eles exigem alteração no Pacto Federativo para que seja corrigido o que eles classificam como injustiça, tendo em vista que a União deu atribuições aos municípios sem arcar com os repasses correspondentes.
A reclamação principal é o aumento das despesas e diminuição das receitas. Há ainda apelo para que o Decreto Presidencial 8.407/2015 seja derrubado, isso porque o texto disciplina o bloqueio e possível cancelamento das despesas inscritas até 2014 e o restos a pagar não processados nos órgãos e entidades do governo federal.
Os prefeitos alegam também que muitas obras foram iniciadas com recurso oriundo da União, mas as construções estão inacabadas porque o restante da verba não foi enviado. “Então precisamos do apoio da bancada para conseguir tudo isso”, finalizou Neto. Material explicando as consequências da crise econômica foi entregue aos gestores para que cada um distribua em sua respectiva cidade e conscientize a população.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.