Mais três cidades de MS terão internet pública de qualidade, diz ministro

Ele está em Camp Grande nesta quinta-feira

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele está em Camp Grande nesta quinta-feira

No início de 2016 três cidades sul-mato-grossenses receberão o projeto do Governo Federal ‘Cidades Digitais’. Conforme contou o ministro das Comunicações, André Figueiredo, em visita a Campo Grande na tarde desta quinta-feira(19), Aquidauana, Sidrolândia e Terenos em breve terão internet de qualidade em praças, postos de saúde, delegacias e qualquer lugar público por meio da implantação de fibra ótica. Tudo isso faz parte do PAC (Programação de Aceleração do Crescimento) 2.

No entanto, esse não é o principal projeto federal. O PNBL (Plano Nacional de Banda Larga) é a menina-dos-olhos da presidente da República, Dilma Rousseff (PT), na área das comunicações. Neste, Mato Grosso do Sul tem 86 cidades beneficiadas, segundo dados disponibilizados no site do próprio ministério, 86 municípios já possuem o benefício, segundo levantamento de setembro de 2014.

O ministro está em peregrinação pelos estados brasileiros justamente para ter perspectiva de quais são os projetos de inclusão digital que a pasta está implantando, além de manter diálogo com os chefes dos Executivos. Ele garantiu que até o final de 2018, 70% dos municípios brasileiros terão o PNBL, desta forma 95% da população brasileira será beneficiada.

Paralelamente, no final de 2016, haverá um satélite geoestacionário para garantir internet às cidades onde a fibra ótica não alcança. “Queremos a universalização da internet”, disse Figueiredo. No mesmo ano poderá ocorrer migração do sistema AM para FM. “Estes é um dos principais objetivos, além de aumentar de dois para 78 megas a velocidades da internet nas escolas”, completou.

Quanto à crise financeira que o País enfrenta, ele acredita não ser motivo para paralisar os projetos. “Precisa mudar a forma de fazer, mas não deixar de fazer, acreditamos que o brasil precisa recompor a capacidade de investimentos com projetos que garantam desenvolvimento da população”, finalizou. Ele chegou à Capital por volta das 14h20 acompanhado pelos deputados estaduais Felipe Orro, George Takimoto, deputado federal Dagoberto Nogueira, todos do PDT, além do presidente nacional dos Correios, Giovanni Corrêa Queiroz.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula