Suspeito perdeu luta e já estava alterado em viagem, segundo amigos 

O lutador de jiu-jitsu Rafael Martinelli Queiroz, de 27 anos, que matou Paulo Cezar de Oliveira, de 49 anos, no Vale Verde, em , já havia sido campeão mundial da categoria dele, em 2008. De acordo com o delegado Tiago Macedo, plantonista da Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário), o lutador veio para Capital participar de uma competição, mas teria se atrasado e perdeu o evento.

Rafael estava hospedado no hotel, junto com a namorada, de 24 anos. Durante a noite do sábado (18), ele agrediu a jovem, pois ela estava grávida de 2 meses e eles haviam retomado o relacionamento há 3 meses. Ele desconfiava que ele estivesse grávida de outro homem.

Conforme Macedo, o crime aconteceu após ele perder a luta. Amigos relataram que ele já estava alterado durante a viagem. Após a prisão, foi necessário acionar o BPChoque (Batalhão de Choque da Polícia Militar) para conter o lutador. Ele teve que ser encaminhado para o Garras (Delegacia Especializada em Repressão a Roubo a Banco, Assaltos e Sequestros), para não ter contato com os outros presos, que estão nas celas da Depac.

Conforme o delegado, foi pedida a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva.  “Ele uso uma força absurda para matar a vítima gratuitamente. Não tem como ele viver em sociedade”.

O lutador tem cerca de 2 metros de altura e 140 quilos. Já a vítima, Paulo Cezar de Oliveira, de 49 anos, cerca de 1,70 m e 70 quilos. Ele estava trabalhando em uma empresa da Capital há apenas 10 dias e faria aniversário neste domingo (19). 

Rafael vai responder pelos crimes de homicídio doloso e dano qualificado, por motivo egoístico ou com prejuízo considerável para a vitima, homicídio qualificado pela traição, de emboscada, ou mediante dissimulação ou outro recurso que dificulte ou torne impossível a defesa da vítima, homicídio qualificado por motivo fútil, lesão corporal dolosa (violência domestica) e resistência.