Detran está autorizado pelo Denatran a manter a cobrança

O líder do governo na Assembleia Legislativa, Professor Rinaldo (PSDB), espera acordo de lideranças para votar, ainda na sessão desta terça-feira (23), projeto que reduz em 20% o custo da vistoria obrigatória para fins de licenciamento. O presidente do Detran (Departamento Estadual de Trânsito), Gerson Claro, apresentou documento do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) autorizando a cobrança até que haja regulamentação em âmbito federal.

A anuência das lideranças sobre o novo valor da taxa é necessário para o projeto tramitar em regime de urgência. O prazo para aprovação termina no fim do mês, lembra o líder tucano.

Conforme a documentação apresentada por Claro, o Denatran orienta que, até o assunto ser submetido à Câmara Temática de Esforço Legal, a exigência da vistoria deve ser mantida. O ofício é assinado por Daniel Cândido, em nome do Ministério das Cidades.

A vistoria obrigatória para fins de licenciamento passou a vigorar este ano, após a portaria número 32 do Detran, publicada em dezembro de 2014. O custo do serviço, exigido para veículos com cinco ou mais anos de fabricação, é de R$ 103 (no Detran) e R$ 120 (nas empresas credenciadas).