Incumbido de apaziguar, Puccinelli foi responsável por afastar família Trad

Ex-governador teria optado por extirpar entrave

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ex-governador teria optado por extirpar entrave

O ex-governador André Puccinelli (PMDB) tinha recebido do PMDB a incumbência de dialogar com a família Trad para mantê-los no partido. Porém, foi justamente ele o responsável por fazer a família deixar de vez o partido.

Foi uma declaração de Puccinelli, dizendo que Nelsinho Trad (PMDB) foi o grande responsável pela derrota do PMDB na disputa pelo Governo do Estado, que fez a família Trad decidir deixar de vez o partido. Alguns entenderam que a declaração foi dada sem pensar, mas há quem acredite em estratégia.

A tese de que tudo foi arquitetado é defendida por quem entende que o governador preferiu evitar mais problemas, já que o partido perdeu a eleição em Campo Grande e no Governo do Estado por conta de desavenças. Assim, a saída da família Trad seria o começo de um ajuste no partido, para evitar novas polêmicas.

As brigas entre Puccinelli e a família Trad começaram em 2012, quando Edson Giroto foi escolhido como candidato. Muitos peemedebistas não concordaram com a escolha e protestaram. A desavença acabou levando o partido à derrota em Campo Grande, após 20 anos de hegemonia.

Muitos peemedebistas acusaram Nelsinho Trad de não se esforçar em prol da campanha de Giroto. Dois anos depois, foi a vez de Nelsinho reclamar que não recebeu apoio do PMDB, dando mais capítulos a crise entre o grupo da família Trad e o grupo de Puccinelli.

A desavença também teve como capítulo importante a briga de Nelsinho para ser candidato a governador. O ex-prefeito bateu o pé e não desistiu da candidatura, o que obrigou Puccinelli a abrir mão de disputar o Senado. O ex-governador queria emplacar uma chapa com ele na briga pelo Senado e Simone Tebet (PMDB) disputando o governo, mas não conseguiu.

A insistência de Nelsinho acabou enfurecendo Puccinelli, que também pensava em apoiar Delcídio do Amaral (PT). Sem conseguir o que queria, Puccinelli pouco se esforçou na campanha de Nelsinho e foi visto em pouquíssimas reuniões. Com as brigas internas, Nelsinho não foi nem para o segundo turno, enfraquecendo ainda mais o partido

Agora, sem a família Trad, Puccinelli tem a missão de unir o PMDB e manter a hegemonia no número de prefeitos. Esta missão é importantíssima para o próprio Puccinelli, que pretende pavimentar o caminho para tentar voltar ao governo.

 

 

 

 

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições
lula