Política

Governos do Centro-Oeste começam planos para revitalização da Sudeco

Próximo encontro será em agosto, no Mato Grosso

Jessica Benitez Publicado em 04/07/2015, às 12h31

None
reuniao_gov.jpg

Próximo encontro será em agosto, no Mato Grosso

Os governadores do Centro-Oeste se reuniram na sexta-feira (3), em Goiás, para debater assuntos de interesse da região. Entre as definições está a revitalização do Sudeco (Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste).

O intuito é reduzir as diferenças entre os Estados em relação ao Distrito Federal com ações práticas e consistentes. Mesmo todos fazendo parte da oposição à presidente da República, Dilma Rousseff (PT), o ministro-chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo Federal, Mangabeira Unber, esteve presente.

Reinaldo Azambuja (PSDB), governador de Mato Grosso do Sul, acredita que sem a reformulação da superintendência não há como contribuir com a região. “Vamos trabalhar para rediscutir o papel da Sudeco e buscar sua revitalização, que é muito importante para os Estados do Centro-Oeste”, disse. A reunião foi o primeiro passo para a mudança, agora outros encontros estão agendados para traçar o plano e colocá-lo em prática.

Além disso, houve debate sobre o Movimento Brasil Central, que é a união dos Estados do Brasil Central e Distrito Federal no desenvolvimento de estratégias para região. Tocantins também entrou na discussão. O movimento vai trabalhar em prol da agropecuária, logística, industrialização, educação, empreendedorismo e inovação, temas de interesse em comum dos Estados.

A primeira reunião serviu para nortear os chefes dos Executivos em relação a qual caminho seguir para dar andamento às questões. Os detalhes serão definidos nos próximas encontros que ocorrem no dia 08 de agosto em Mato Grosso a convite do governador Pedro Taques (PDT), que é pedetista, mas não se considera base à Dilma. Em Mato Grosso do Sul no dia 02 de outubro com Azambuja e, por fim, no Distrito Federal em 06 de novembro com o governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

Jornal Midiamax