Governo muda proposta para isenção de IPVA em veículos com mais de 20 anos

Deputados ainda avaliam se mudança será benéfica

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Deputados ainda avaliam se mudança será benéfica

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) propôs uma mudança no pacote de ajustes fiscais para Mato Grosso do Sul na isenção da cobrança de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Caso o veículo complete 15 anos até o dia 31 de dezembro, fica isento da nova regulamentação.

Na prática, só deverá ser cobrado o IPVA dos veículos entre 15 e 20 anos para os que completarem 15 anos em 2016. “A proposta manteria o direito adquirido do proprietário de não ter cobrança pelo seu veículo que já está para completar a idade de isenção”, explicou o deputado Rinaldo Modesto (PSDB), que repassou a ideia do governo aos deputados.

A Assembleia ainda deve discutir se acatará a proposta de mudança. O projeto de lei enviado por Reinaldo à Casa na segunda quinzena de setembro prevê aumento do imposto em cosméticos, perfumes, refrigerantes, bebidas alcoólicas, bem como aos cigarros e derivados do fumo. Além disso, previa a mudança de que os carros só fiquem isentos de IPVA a partir de 20 anos, cinco a mais que hoje.

As alterações se estende, ainda, à doação de quaisquer bens o direitos (ITCD) “para aumentar o limite do valor para efeito de isenção”. Com relação à mudança do IPVA, a argumentação é que “o Estado possui um sistema rodoviário com vias públicas em boas condições de trânsito, fator que reduz, consideravelmente, a deterioração e depreciação dos veículos que por elas transitam”.

Este ano, até julho, a arrecadação com o ICMS foi de R$ 4,3 bilhões, média de R$ 600 milhões mensais. Segundo o líder do governo na Assembleia Legislativa, Rinaldo Modesto (PSDB), a intenção de Azambuja é não mexer no valor de produtos que compõem a cesta básica ou em contas como energia elétrica e água.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Pantanal de MS
taquarussu prefeitura de taquarussu