A prisão do ex-parlamentar tem relação com desdobramentos das operações Aprendiz e Edição Extra

O ex-presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso e ex-deputado estadual José Riva (PSD), foi preso neste sábado (21) em sua residência no bairro Santa Rosa, em Cuiabá. A decisão para cumprir o mandado de prisão preventiva partiu do plantão do Judiciário e foi efetuada pelo (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

Segundo informações a prisão do ex-parlamentar, que comandou a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa nos últimos 20 anos, tem relação com desdobramentos das operações Aprendiz e Edição Extra. Riva deixou o mandato no último 1º de fevereiro respondendo a mais de 100 processos.

No último mês de dezembro, a polícia prendeu o então secretário-adjunto de Administração, José de Jesus Nunes Cordeiro, e o então assessor especial da Secom (Secretaria Estadual de Comunicação Social), Elpídio Spiezzi Júnior por suspeita de participação no esquema. Na ocasião, quando a operação Edição Extra foi deflagrada, Riva ainda tinha mandato parlamentar e foro privilegiado.

Neste domingo, Riva será um dos principais personagens de uma reportagem especial do Fantástico, da Rede Globo. Ele é suspeito de comandar juntamente com outros agentes públicos um esquema que teria feito desvios milionários dos cofres públicos do Estado.