Fantasma do afastamento faz Câmara discutir substitutos de Olarte
Vereadores são cotados para o cargo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores são cotados para o cargo
Os vereadores da oposição esperam o afastamento de Gilmar Olarte (PP) por, pelo menos, 180 dias, por conta do processo que responde por lavagem de dinheiro e corrupção passiva. A base do prefeito não acredita em afastamento, mas também não deixa de falar em nomes que poderiam substituí-lo.
Interessada na saída do prefeito, a oposição tenta convencer a base de escolher alguém deles para a função. Neste caso, o líder do prefeito, Edil Albuquerque (PMDB), ganha força. Já tem vereador tentando convencê-lo a apoiar o afastamento, em troca do cargo de prefeito.
No trâmite normal, caso Olarte seja afastado, Mario Cesar (PMDB) assumiria o cargo. Porém, ele promete renunciar caso isso aconteça. É justamente por esta promessa de renúncia que a polêmica aumenta ainda mais. Alguns entendem que caberia a Flávio Cesar (PtdoB) assumir o posto interinamente. Porém, outros afirmam que a Câmara deveria fazer nova eleição para escolha do presidente, que neste caso assumiria o cargo.
O vereador Carlão (PSB) é um dos que coloca o nome à disposição para o cargo, caso Olarte seja afastado. Porém, vê outros vereadores como favoritos. Ele cita como nome forte o vereador João Rocha (PSDB), por ser do partido do atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).
O vereador Flávio Cesar (PtdoB) também é cotado para a função, mas é contrário a uma disputa. Ele defende consenso entre vereadores para indicação do prefeito interino, caso Olarte seja afastado temporariamente.
O prefeito Gilmar Olarte enfrenta uma comissão processante na Câmara, que pode cassar o mandato dele, caso encontre irregularidades. Se Olarte for cassado, caberá aos vereadores, por meio dos votos, escolherem quem será o novo prefeito.
A oposição apresentou o pedido de afastamento de Olarte e o julgamento acontece na próxima semana. Porém, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul ainda pode pedir o afastamento do prefeito, que também será julgado pelos vereadores.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Neto tem busto inaugurado no Parque São Jorge e se emociona em homenagem do Corinthians
José Ferreira Neto se emocionou diante do reconhecimento do seu time do coração
Mulher é presa ao tentar entrar em presídio de Corumbá com maconha escondida na calcinha
Suspeita disse que levaria a droga para o marido e que ele repassaria o entorpecente para outro detento
Com mais de 70% da população adulta acima do peso, demanda por cirurgias bariátricas cresce em MS
Até setembro de 2024, Campo Grande registrou 112 cirurgias bariátricas realizadas pelo SUS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.