Ex-líder de Bernal cobra Executivo sobre situação do lixo na Capital
Marcos Alex pediu que prefeito “amadureça”
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Marcos Alex pediu que prefeito “amadureça”
Líder do prefeito de Campo Grande, Alcides Bernal (PP), na Câmara Municipal até a cassação do progressista, em março do ano passado, o vereador Marcos Alex (PT) ocupou a tribuna durante sessão desta terça-feira (22) para criticar duramente o chefe do Executivo devido ao impasse com a CG Solurb, responsável pela coleta de lixo na Capital. Para ele, está faltando maturidade por parte de Bernal, tendo em vista que o contrato com a empresa abre brecha para intervenção ou extinção contratual e, mesmo assim, nada é feito para sanar o problema.
“Nós temos a responsabilidade política de gerir a cidade, infelizmente estamos assistindo uma novela das oito e acompanhando mais uma vez a situação se deteriorar. Nós temos aqui o contrato, não estou falando com base no ‘achometro’, aqui diz que para garantir a boa situação de saúde da população por de intervir, extinguir o contrato, então ele (Bernal) tem todas as condições do mundo”, disse.
No último dia 9 a Solurb suspendeu a coleta de lixo em campo Grande alegando estar com pagamento atrasado por parte do Executivo. O prefeito, porém, assegura que está tudo dentro do prazo estabelecido em contrato. A empresa, então, não pagou os funcionários, fato que agravou a situação. Depois de 11 dias sem coleta de lixo, Bernal depositou R$ 1,5 milhão para regularizar a folha de pagamento e, assim, os trabalhos foram retomados na última sexta-feira (18).
Mas diante do acumulo de resíduos, até hoje as ruas da cidade estão tomadas por sacos e caixas de lixo. Até o momento o progressista só deu indícios de que pode romper com a Solurb. A cobrança dos vereadores é justamente para que haja atitude, seja ela qual for.
“Não dá pra ficar assistindo isso como se nada tivesse acontecendo. Vai intervir? Vai romper? Contrata outra, chama o MPE (Ministério Público Estadual), faz um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta), resolve. Faz qualquer coisa que resolva, só não dá para ficar brincando de prefeito”, completou o petista.
Os vereadores Carlos Borges (PSB), Paulo Siufi e Edil Albuquerque, ambos do PMDB, apoiaram o discurso e acrescentaram observações no mesmo sentido. “Eu sei que não posso fazer isso, mas hoje vou pagar de novo para um caminhãozinho recolher o lixo do bairro. Não é nosso papel. Temos que fiscalizar e o prefeito prefeitar. Se a Solurb vai ficar ou não, não interessa. O negócio é normatizar a cidade”, disse Carlão.
“Parece que não aprendeu com o tempo que ficou fora. Sempre na mesmice, queremos atitude”, complementou Siufi. “Em um ano e cinco meses ele não resolveu. Devia ter maturidade para resolver o problema. Esta fala não é de oposição e sim de reflexão. Hoe os vereadores do PT votam no que for melhor para a cidade e essa questão do lixo não está favorecendo a situação da cidade”, disse Alex.
Rompimento – Desde o segundo turno do pleito que elegeu Bernal, em 2012, o PT segue na base aliada, inclusive no período em que ele esteve cassado. Porém, depois que retornou à Prefeitura o PT não foi contemplado com pastas ou espaço na administração e, por isso, houve rompimento.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Natal: instituto identifica itens da ceia com peso abaixo do anunciado
A Operação Pente Fino Natal fez a verificação entre 25 de novembro e 6 de dezembro
Programa de conservação de áreas verdes em Campo Grande é implementado
Criação de parcerias para serviços inerentes à manutenção e conservação de parques
Covid-19 e rinovírus causam aumento de internações respiratórias
Novo boletim Infogripe, divulgado nesta quinta-feira (12)
Defensoria Geral em MS emite nota de pesar sobre falecimento de defensora pública
Falecimento da defensora pública Glaucia Silva Leite
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.