Em ‘carta secreta’ a Dilma, líder católico culpa governo por conflito agrário
Trecho de documento foi lido por deputado petista na AL
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Trecho de documento foi lido por deputado petista na AL
A ideia de abrir uma CPI para investigar o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) levou à revelação de uma carta de dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, à presidente Dilma Rousseff (PT). No documento, entre outras coisas, ele atribui ao governo federal a culpa por conflitos entre índios e fazendeiros, além de eximir a Igreja Católica.
O trecho da carta foi lido pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) durante a sessão desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa. Minutos antes, Mara Caseiro (PTdoB) havia apresentado requerimento pedindo a CPI, cujo objetivo seria investigar incitações a invasões e denúncias de desvio de recursos públicos de aldeias.
A carta teria sido enviada a Dilma na segunda-feira (31). Nesta terça, a presidente autorizou operação do Exército em quatro municípios onde há áreas de conflito entre índios e fazendeiros.
No trecho lido pelo petisa, dom Dimas diz que o Cimi e a Igreja Católica, à qual é ligado, são demonizados devido à questão da terra indígena, ressaltando ser o assunto motivo de investigação da Polícia Federal “há tempos”. “Só que nós não somos culpados, os verdadeiros culpados são os três poderes, principalmente o público federal”, leu Kemp.
Ainda conforme disse o deputado, referindo-se à carta do líder católico, o governo federal é responsável pelo conflito porque, enquanto a região ainda fazia parte do Mato Grosso – ou seja, antes de 1977 – entregou títulos de posse aos fazendeiros, em terras hoje alvo das chamadas retomadas indígenas.
Depois, por meio de assessores, Kemp evitou comentar a carta de dom Dimas a Dilma. O líder religioso teria pedido para não divulgar publicamente o conteúdo do documento. A bancada do PT promete apresentar requerimento contrário ao pedido de abertura da CPI do Cimi.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.