Em ‘carta secreta’ a Dilma, líder católico culpa governo por conflito agrário

Trecho de documento foi lido por deputado petista na AL

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Trecho de documento foi lido por deputado petista na AL

A ideia de abrir uma CPI para investigar o Cimi (Conselho Indigenista Missionário) levou à revelação de uma carta de dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo de Campo Grande, à presidente Dilma Rousseff (PT). No documento, entre outras coisas, ele atribui ao governo federal a culpa por conflitos entre índios e fazendeiros, além de eximir a Igreja Católica.

O trecho da carta foi lido pelo deputado estadual Pedro Kemp (PT) durante a sessão desta terça-feira (1º) na Assembleia Legislativa. Minutos antes, Mara Caseiro (PTdoB) havia apresentado requerimento pedindo a CPI, cujo objetivo seria investigar incitações a invasões e denúncias de desvio de recursos públicos de aldeias.

A carta teria sido enviada a Dilma na segunda-feira (31). Nesta terça, a presidente autorizou operação do Exército em quatro municípios onde há áreas de conflito entre índios e fazendeiros.

No trecho lido pelo petisa, dom Dimas diz que o Cimi e a Igreja Católica, à qual é ligado, são demonizados devido à questão da terra indígena, ressaltando ser o assunto motivo de investigação da Polícia Federal “há tempos”. “Só que nós não somos culpados, os verdadeiros culpados são os três poderes, principalmente o público federal”, leu Kemp.

Ainda conforme disse o deputado, referindo-se à carta do líder católico, o governo federal é responsável pelo conflito porque, enquanto a região ainda fazia parte do Mato Grosso – ou seja, antes de 1977 – entregou títulos de posse aos fazendeiros, em terras hoje alvo das chamadas retomadas indígenas.

Depois, por meio de assessores, Kemp evitou comentar a carta de dom Dimas a Dilma. O líder religioso teria pedido para não divulgar publicamente o conteúdo do documento. A bancada do PT promete apresentar requerimento contrário ao pedido de abertura da CPI do Cimi.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado