Segundo o TRE-MS, o índice de participação alcançou 61%

A Escola do Legislativo Senador Ramez Tebet, da Assembleia Legislativa, em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MS) divulgou nesta segunda-feira (9/11) o resultado das eleições para a 5ª Edição do Parlamento Jovem. Vão atuar como deputados estudantes os 15 titulares eleitos e 11 serão suplentes. Nesta edição 11 escolas participaram, sendo duas particulares e nove da Rede Estadual de Ensino. Segundo o TRE-MS, o índice de participação alcançou 61%. 

“Recebemos este resultado com muita satisfação e com a certeza que queremos ampliar o número de escolas e alunos participantes, para que possamos disseminar mais ainda o conhecimento sobre política e como ela pode ser um meio de transformação social”, destacou a diretora da Escola do Legislativo, Cheila Vendrami. Para a diretora-geral do TRE-MS, Letânia Ferraz de Brito Coutinho, o Parlamento Jovem foi uma oportunidade de o Tribunal levar aos alunos o conhecimento sobre o processo eleitoral. “Muitos nunca votaram, então já foram se familiarizando com o exercício do voto, o valor que tem, além de politizá-los no sentido amplo para que saibam também as responsabilidades daquele que está elegendo”, ressaltou.

Os deputados estudantes terão mandato de um ano. Participarão de sessões legislativas mensais, com o mesmo protocolo das sessões ordinárias e poderão apresentar projetos a serem apadrinhados pelos deputados estaduais. O Parlamento Jovem foi criado em 2005. A Escola Estadual Arlindo Gomes de Andrade elegeu dois alunos titulares. “Foi um orgulho para nós esse resultado.

É a segunda vez que eu coordeno a participação da escola no Parlamento Jovem e percebo que o interessante é que além de proporcionar o entendimento sobre política é possível fazer um trabalho com o espírito de liderança com aqueles que concorrem, de forma muito maior do que se consegue com as aulas teóricas”, acrescenta o professor de Sociologia Denilson Domingues.

Segundo a Escola do Legislativo, os eleitos passarão por uma capacitação do dia 14 ao dia 18 de dezembro na Assembleia Legislativa, em que os diretores explicarão todas as etapas dos processos legislativos para que eles possam atuar a partir de 2016. A diplomação ocorre pela manhã no dia 22 de fevereiro no TRE-MS e pela tarde os deputados estudantes tomam posse na Casa de Leis. Confira abaixo a lista de todos os eleitos:

Titular: Kemile Do Vau – 489 votos – E.E. José Maria Hugo Rodrigues;

Titular: Jéssica – 225 votos – E.E. Waldemir Barros da Silva;

 Titular: Styven Roosevelt – 204 votos – E.E. Waldemir Barros da Silva;

Titular: Waldomiro Rodrigues – 167 votos – E.E. Arlindo Gomes de Andrade;

Titular: Brenda Gomes – 146 votos – E.E. Arlindo Gomes de Andrade;

Titular: Emily Lemes – 126 votos – E.E. Lúcia Martins Coelho;

Titular: Martha Graziella – 123 votos – E.E. José Antônio Pereira;

 Titular: Geórgia Pimenta – 103 votos – E.E. Lúcia Martins Coelho;

Titular: Caique Ramos – 91 votos – E.E. Amélio de Carvalho Baís;

Titular: Mariam Serhan Tormos – 84 votos – Escola Mace;

Titular: Eduardo – 72 votos – Escola Atenas;

Titular: Fernando – 69 votos – Escola Atenas; Titular: Rendryck Leal – 68 votos – E.E. Manoel B. Nunes da Cunha;

Titular: Victor Beraldo – 58 votos – E.E. Riachuelo;

Titular: Alysson – 32 votos – E.E. Henrique Ciryllo Corrêa

1º Suplente: Isadora Burdon – 41 votos – E.E. Riachuelo;

 2º Suplente: Claudecy José da Cruz Junior – 40 votos – Escola Mace;

3º Suplente: Rafa Ossuna – 38 votos – E.E. Lúcia Martins Coelho;

4º Suplente: Kaíssa – 36 votos – E.E. Amélio de Carvalho Baís;

5º Suplente: Adrielly Rangel Franco – 35 votos – Escola Mace;

6º Suplente: Isa – 35 votos – E.E. Amélio de Carvalho Baís;

7º Suplente: João Vitor – 34 votos – E.E. Amélio de Carvalho Baís;

8º Suplente: Letícima Yumi H. Togoe – Escola Mace;

9º Suplente: Vinícius Fernandes Anzou – 16 votos – Escola Mace; 10º Suplente: Pequena – 11 votos – E.E. Amélio de Carvalho Baís; 11º Suplente: Glaucia Ribeiro – 7 votos