Doações de empresas a campanhas: veja como votaram os senadores de MS

Texto terá de voltar à Câmara dos Deputados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Texto terá de voltar à Câmara dos Deputados

Os três senadores de Mato Grosso do Sul votaram pelo fim do financiamento privado de campanhas eleitorais. A proposta, parte de um pacote de reforma política, foi aprovada em sessão na quarta-feira (2) no Senado.

A votação foi apertada: 36 votos favoráveis e 31 contrários. Conforme consta no site do Senado, Delcídio do Amaral (PT), Simone Tebet (PMDB) e Waldemir Moka (PMDB) votaram ‘sim’ ao Projeto de Lei da Câmara número 75.

Como o resultado foi diferente do alcançado pelos deputados federais, a matéria deverá voltar ao plenário da Câmara. Segundo explica o relator da Comissão da Reforma Política no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), o texto modifica três leis, garantindo mais transparência, diminuição de gasto de campanha, diminuição de tempo de televisão e melhor visibilidade da prestação de contas.

Em relação às doações, o texto aprovado proíbe que elas sejam feitas por empresas. Permitem, no entanto, o repasse de dinheiro de pessoas físicas aos partidos e candidatos, limitada ao total de rendimentos tributáveis do ano anterior à transferência dos recursos.

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado