Política

Dilma reúne parlamentares para discutir fator previdenciário

A presidenta Dilma está reunida no Palácio da Alvorada

Diego Alves Publicado em 17/06/2015, às 01h32

None
17452082.jpg

A presidenta Dilma está reunida no Palácio da Alvorada

A presidenta Dilma Rousseff está reunida, no Palácio da Alvorada, com ministros de Estado e líderes partidários no Senado. A expectativa é que o fator previdenciário seja o principal assunto do encontro, uma vez que Dilma precisa decidir amanhã (17) se sanciona, com ou sem vetos, o texto da Medida Provisória 664. O impasse está na emenda que incluiu o fator previdenciário. Os parlamentares aprovaram a chamada “fórmula 85/95”, que estabelece novas regras para a aposentadoria.

Chegaram ao Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, e da Casa Civil, Aloizio Mercadante, mais os líderes do PT, Humberto Costa (PE), e do PDT, Acir Gurgacz (RO), no Senado. À mesa de negociações também o vice-presidente Michel Temer, responsável pela articulação política do governo.

A fórmula 85/95 foi incluída pelo Congresso no texto da Medida Provisória 664 e encaminhada à presidenta Dilma para sanção. A presidenta tem 15 dias úteis, contados a partir da saída do texto do Congresso, para vetar algum ponto da medida. Caso não o faça no prazo, o texto é considerado aprovado integralmente.

O governo argumenta que a fórmula aprovada pelo Congresso compromete a sustentabilidade da Previdência, principalmente no longo prazo. Enquanto a presidenta janta com ministros, senadores e Michel Temer, no Alvorada, sindicalistas protestam em frente ao Palácio do Planalto. Os presidentes da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e da Força Sindical estiveram ontem com Gabas e outros ministros, na tentativa de convencer o governo a aprovar a matéria sem vetos. Sem obter a resposta que desejavam, fazem vigília em frente ao Palácio do Planalto, que deve durar toda a madrugada.

Jornal Midiamax