Dificuldade para encontrar líder pode atrasar ida de Edil para secretaria
Outro rival de Bernal pode assumir cadeira
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Outro rival de Bernal pode assumir cadeira
O vereador Edil Albuquerque (PMDB) terá dificuldade para concretizar o desejo de retornar para o secretariado do prefeito Gilmar Olarte (PP). Edil projeta ida para a Semadur e já até recebeu aval do prefeito, mas tem dificuldade com a processante e com o substituto para a liderança.
O primeiro entrave para Edil é a processante. Ele prometeu ficar até a votação, que deve ocorrer dentro de dez dias. A votação aconteceria na próxima semana, mas foi adiada por uma manobra da oposição, que jogou para Comissão de Constituição e Justiça a responsabilidade de julgar pedido para reduzir número de votos necessários para abertura da processante.
Vencida a barreira da processante, caso seja derrubada, Edil terá que vencer o segundo obstáculo, que é de conseguir um substituto na liderança do prefeito. A dificuldade é grande por conta de interesses partidários.
O prefeito não consegue encontrar partido que autorize vereador a liderar. Um exemplo é o PSB. O vereador Carlão (PSB) foi cotado para liderança, mas foi obrigado a dizer não porque o partido não o autorizou. A presidente estadual do PSB, Tereza Cristina, foi a primeira a dizer não. Ela é pré-candidata a prefeita e entende que a liderança pode prejudicar o partido, que pretende ficar independente na gestão.
Os vereadores Chuiquinho Telles (PSD), Airton Saraiva (DEM) e Flávio César (PTdoB) também foram convidados, mas não aceitaram. Chiquinho disse que não tem perfil, Saraiva afirmou que não tem tempo e Flávio César ainda não falou sobre o assunto.
O ex-deputado federal Antônio Cruz (PMDB) vai assumir a vaga caso Edil vá para secretaria. Antônio Cruz também era do PP e saiu do partido na época que Alcides Bernal assumiu o comando do partido. Ele é outro rival do ex-prefeito que se dará bem com a queda. O vereador Edil Albuquerque já disse que a ida dele para Semadur também depende de Cruz, visto que o prefeito quer contar com mais um aliado e não um opositor na Câmara. Hoje o PMDB está dividido e Cruz teria autonomia no partido para agir como bem entender.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Santa Casa de Campo Grande enfrenta superlotação crítica e riscos à assistência
Profissionais relatam desafios enfrentados no cotidiano diante da superlotação, como jornadas extenuantes e aumento dos riscos para pacientes
Câmara aprova projeto que restringe uso de celular em escolas
Projeto prevê a medida para escolas públicas e privadas
Acostamento de vias na elaboração e na contratação de projetos de engenharia é tema de debate na Alems
Deputado Caravina prevê que “a implantação de acostamentos nas rodovias estaduais, sem dúvida, diminuirá consideravelmente os riscos de acidentes”
Engavetamento com seis veículos deixa trânsito lento na Avenida Afonso Pena
Dentre os envolvidos estão uma BMW X4, uma Chrysler Caravan, um VW Polo e dois VW Gol
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.