Pular para o conteúdo
Política

Deputados de MS vão a Brasília debater novo pacto federativo

Encontro reuniu representantes de 27 estados  
Arquivo -

Encontro reuniu representantes de 27 estados  

Nesta quarta-feira (14), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi (PMDB), acompanhado dos deputados estaduais José Carlos Barbosa (PSB), presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação, e Beto Pereira (PDT), estiveram em para participar da mobilização organizada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), em parceria com o Colegiado de Presidentes das Assembleias que tem como objetivo discutir Novo Pacto Federativo.

O encontro, no Congresso Nacional, serviu para discutir PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 47 de 2012 que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A PEC garante ao Legislativo Estadual a prerrogativa de legislar sobre temas de competência exclusiva da União.

O relator da PEC na CCJ, senador Antonio Anastasia (PSDB/MG), apresentou parecer favorável à proposta apresentada pelas Assembleias Legislativas em 2012. No dia 22 deste mês haverá uma Audiência Pública no Senado para discutir a PEC antes do encerramento da votação na comissão e encaminhamento da proposta para apreciação do Plenário.

“Esta proposta fortalece os estados dentro deste Novo Pacto Federativo. A PEC descentraliza as competências atualmente exclusivas da União, aumenta as atribuições dos parlamentos estaduais que poderão garantir uma atuação mais ágil em assuntos de enorme interesse da população como processo civil, meio ambiente, transporte e direito agrário”, afirmou Mochi.

O deputado Beto Pereira ressaltou que proposta também traz novas responsabilidades e liberdade para Casas Legislativas. “A aprovação da PEC garante às Assembleias Legislativas uma capacidade de legislar por causas importantes para os Estados como assistência social, trânsito e tantas outras pertinentes para a vida do cidadão”.

 

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Corpo encontrado em córrego de Ribas do Rio Pardo é de operador de máquinas desaparecido

Eduardo Bolsonaro agradece Trump por revogar visto de Moraes: “Só o começo”

Durante passeio com a família, sargento de MS salva duas pessoas após barco virar na Bolívia

Vídeo: ‘Não deu tempo de parar’, diz motorista que atropelou idosa na Duque de Caxias

Notícias mais lidas agora

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

moraes

Governo Trump revoga vistos de Moraes, ‘aliados’ dele no STF e familiares

Últimas Notícias

Polícia

Pitbull é resgatado em meio a fezes, sem água e comida, no Santo Eugênio

Animal estava amarrado e exposto ao frio

Política

STF tem placar de 4 votos a 0 para manter cautelares contra Jair Bolsonaro

Ainda falta o voto do ministro Luiz Fux

Política

Barroso saiu dos EUA quatro dias antes de anúncio de revogação de vistos

Ministro chegou ao país no dia 4 e foi embora no dia 14

Política

Governo dos Estados Unidos revoga vistos de Moraes e mais 7 ministros do STF

Apenas três estarão fora da lista de sancionados pelo governo norte-americano