Política

Deputados criam comissão do Parlacentro e firmam compromissos mútuos em Cuiabá

Comissão tratará de temas comuns ao desenvolvimento

Midiamax Publicado em 13/08/2015, às 01h55

None
deputados.jpg

Comissão tratará de temas comuns ao desenvolvimento

Durante reunião entre deputados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso realizada na tarde desta quarta-feira (12), na sede do poder Legislativo em Cuiabá (MT), ficou definida a criação das comissões do Parlacentro nas Assembleias de MS, MT, Goias, Tocantins, Distrito Federal e Rondônia para atender as demandas do Fórum Brasil Central, organizado pelos governos estaduais com objetivo de tratar de temas comuns ao desenvolvimento.

O encontro entre os deputados foi oportunizado pela sessão solene que marcou os 180 da instalação da Assembleia Provincial de Mato Grosso. A solenidade também reuniu parlamentares que integraram as legislaturas durante o período do Mato Grosso Uno.

Para o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), a história dos dois estados continua politicamente. “Houve uma divisão territorial, mas isso foi necessário em função da dimensão do território. A história não se divide, ela se complementa”, afirmou. Para Azambuja, isso acontece agora com a instalação do Fórum Brasil Central que vai integrar os estados da região com o intuito de unificar ações, como o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento. “A união das Assembleias será fundamental para aprovação de leis conjuntas que possibilitem este consórcio”, completou.

O presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, Júnior Mochi (PMDB), afirmou que a integração entre os parlamentos será estratégica para concretizar as ações do Fórum Brasil Central, além de diagnosticar e resolver os problemas comuns. “Esse é um momento de reaproximação com a história e resgate da nossa identidade. Mato Grosso do Sul está aberto a essa parceria, pois ela simboliza um reencontro dos dois estados para o bem, buscando um desenvolvimento comum, gerando prosperidades a todos”, disse Mochi.

Para o governador de Mato Grosso, Pedro Taques (PDT), Mato Grosso e os sul-mato-grossenses podem ter sido divididos por uma Lei Complementar, mas isso não dividiu e nem apagou a história. “Este é um ato de união entre Mato Grosso e Mato Grosso do Sul”, destacou. Já o presidente da Assembleia de Mato Grosso, Guilherme Maluf (PDT), considera que chegou o momento de unir os esforços. “Um ao lado do outro. Vamos analisar a nossas dificuldades e nossos interesses em comum”, disse.

ParlaCentro – Durante o encontro entre os deputados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia foi decidida a criação das comissões do Parlacentro com cinco membros em cada Estado. Inicialmente, foram abordadas questões ligadas às Reformas Tributária e Ambiental, o Fundo de Fomento a Exportação (FEX), um Termo de Cooperação Técnica para migração da TV Assembleia para canal aberto e criação da FM Assembleia em Campo Grande. “O parlamento de Mato Grosso cumpriu com sucesso todas as etapas deste processo e pode promover uma consultoria para nós”, afirmou o deputado Paulo Correa (PR).

Os deputados também trataram da proposta de emenda constitucional que institui o orçamento impositivo, destinando 1% da Receita Corrente Líquida para emendas parlamentares. Uma proposta para discutir o CAR (Cadastro Rural do Pantanal), também foi incluída na pauta. E já como demanda do Fórum Brasil Central, os deputados começaram a estudar também maneiras de contribuir para aumentar a segurança públicas nas fronteiras.

Ficou definido que a próxima reunião do Parlacentro vai acontecer em Campo Grande em data a ser confirmada nos próximos dias, oportunidade em que os temas indicados em Cuiabá serão relacionados em uma agenda legislativa comum entre os estados envolvidos. Participaram do encontro o presidente da ALMT, Guilherme Maluf, o vice-presidente da ALMS, Onevan de Matos (PSDB), além dos deputados sul-mato-grossenses Renato Câmara (PMDB), Mara caseiro (PTdoB), Professor Rinaldo (PSDB), Felipe Orro (PDT), Beto Pereira (PDT) e Paulo Corrêa. A Assembleia do MT também foi representada na reunião pelos deputados Wagner Ramos (PR), Dilmar Dal Bosco (DEM), José Carlos do Pátio (PSD), José Domingo Fraga (PSD), Silvano Amaral (PMDB) e Wancley de Carvalho (PV).

A delegação de Mato Grosso do Sul chegou em Cuiabá às 7h30 desta quarta-feira e seguiu direto para a sede da Assembleia de Mato Grosso, onde aconteceu a sessão solene. No período da tarde, os deputados participaram do encontro do Parlacentro e, na sequência, retornaram a Campo Grande.

Jornal Midiamax