Deputados a favor e contra impeachment esperam dia “D” nesta quarta
STF pode dar vitória ou derrota a Dilma
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
STF pode dar vitória ou derrota a Dilma
Os deputados federais estão à espera de uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que será decisiva para dar continuidade ou não ao pedido de abertura de processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff (PT).
A Câmara Federal chegou a iniciar o processo, com vitória da oposição em votação secreta. Alguns deputados questionaram e a decisão ficou para o STF, que definirá se a votação teve validade e se uma eventual nova terá que ser por meio de voto aberto ou fechado.
Entre os deputados de Mato Grosso do Sul o clima é de expectativa para esta quarta-feira, que promete ser decisiva. Zeca enxerga três pontos como de fundamental relevância. Ele cita a operação da Polícia Federal, que fez buscas na casa de Eduardo Cunha ontem, a manifestação contra o impeachment, marcada para a tarde desta quarta e a decisão do STF.
“Operação com Cunha fragilizou muito o movimento pró-impeachment, assim como o fato do conselho de ética admitir continuidade do processo pela cassação do mandato dele. Fragiliza eles. Segundo lugar a decisão do STF, se vai ou não anular a votação secreta. Se o ministro vai ou não pedir vistas. Isso vai definir se terá ou não a extraordinária. Terceiro lugar ver o que vai acontecer na rua. O movimento deles no domingo foi fiasco comparado aos anteriores. Se movimentos sociais fizerem grande barulho, fortalece a posição do movimento contra impeachment”, analisou.
O deputado Geraldo Resende (PMDB) é do grupo pró-impeachment e também aguarda decisão do STF. Ele ressaltou que ontem, a princípio, todos pensaram que a operação na casa de Cunha se tratava de uma atitude de revanchismo, mas depois acabaram concluindo que a operação respingava em outros partidos.
“Para nós, grupo do PMDB que hoje faz oposição, entendemos que agora tem que prosseguir as investigações, doa a quem doer. Aqueles que cometerem ações têm que pagar”, opinou. A votação do STF deve acontecer no final desta manhã. O processo de impeachment está paralisado até a definição do STF.
Notícias mais lidas agora
- Jeep roubado de ex-superintendente morto a pauladas e facadas é encontrado pela polícia
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
Últimas Notícias
Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
Delegado foi acusado de tortura e sequestro de presos
‘Firme e forte’: Lula caminha por hospital e diz que está pronto para voltar para casa
Presidente passou por cirurgias após queda
Área queimada no Pantanal em 2024 foi três vezes maior do que em 2023, aponta Cemtec
Aumento é de 220,8% em relação ao mesmo período de 2023, que registrou 505.525 hectares queimados
Fundação de Cultura de MS abre edital para selecionar artesãos para ministrar oficinas no Estado
As inscrições vão de 23 de dezembro a 21 de janeiro de 2025
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.