Deputado quer alterar funções de comissões de Finanças e Execução Orçamentária

Projeto dá mais funções às comissões

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Projeto dá mais funções às comissões

Duas comissões permanentes, que são uma espécie de órgão que analisa os projetos de lei, de acordo com o tema, da Assembleia Legislativa, podem ganhar mais atribuições, se o projeto de resolução neste sentido for aprovado pelos deputados estaduais. A matéria, no entanto, só será votada após o recesso parlamentar, com o retorno das atividades em 4 de agosto.

De acordo com a proposta, de autoria do deputado estadual, João Grandão (PT), a Comissão de Finanças e Orçamento e poderá examinar e emitir parecer sobre projetos relativos ao PPA (Plano Plurianual), que é um Instrumento de planejamento governamental de médio prazo, às diretrizes orçamentárias, ao orçamento anual e aos créditos adicionais, bem com suas emendas.

Da forma como é, somente a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária examina e emite o parecer. A ideia é que a primeira comissão fique com a função.

Além disso, a resolução propõe que a Comissão de Acompanhamento examine e emita parecer sobre os documentos pertinentes ao acompanhamento e fiscalização da execução orçamentária e financeira e da gestão fiscal, obedecendo aos artigos 160 e 163 da Constituição Estado, que dizem respeito ao PPA e orçamento, e também à Lei Complementar Federal 101/2000, que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal.

Portanto, a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária deverá examinar relatórios de gestão fiscal, informações encaminhadas pelo TCE (Tribunal de Contas do Estado) ou por órgãos e entidades da administração estadual, inclusive relativas a contratos, convênios, parcelas ou subtrechos em que foram identificados indícios de irregularidade e relacionados em anexo à lei orçamentária anual, nos termos da lei de diretrizes orçamentárias. Caberáaà esta comissão ficar a par dos relatórios referentes aos atos de limitação de empenho e movimentação financeira e demais relatórios de acompanhamento da execução orçamentária e financeira.

Pelo Projeto de Resolução, a Comissão de Acompanhamento da Execução Orçamentária também terá acesso às informações prestadas pelo Executivo à Assembleia Legislativa, exercendo o acompanhamento e a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial, sem prejuízo da atuação das demais comissões.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma
O Presidente da ASMMP, Fabrício Secafen Mingati, que também assinou a nota conjunta (Reprodução, MPMS)