Deputado desiste da presidência e Reinaldo vai escolher entre PMDB e aliado
Com desistência de Paulo Corrêa, o governador terá papel determinante na escolha do novo presidente
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Com desistência de Paulo Corrêa, o governador terá papel determinante na escolha do novo presidente
Até então candidato à presidência da Assembleia Legislativa, o deputado estadual reeleito Paulo Corrêa (PR) afirmou nesta quinta-feira (8) que desistiu de concorrer o posto para tentar a 1ª secretaria da Casa de Leis, posto responsável pela administração das finanças do legislativo.
Com a saída do republicano do páreo, restam apenas dois candidatos fortes, o deputado Junior Mochi, presidente estadual do PMDB e que foi líder do ex-governador André Puccinelli (PMDB) na Casa, e, segundo o próprio Corrêa, o candidato apoiado por Reinaldo Azambuja (PSDB.
“O candidato do governador é o Zé Teixeira (DEM)”, revelou Paulo Corrêa. “Quem tiver juízo vai buscar o consenso. Somos 24 deputados estaduais e nunca tivemos desunião dentro da Casa”, emendou o republicano.
O democrata chegou a ser sondado pelo próprio governador para assumir uma secretaria na gestão tucana, porém abriu mão de olho na presidência da Casa. Zé Teixeira já conta inclusive com o apoio da bancada tucana, mesmo com o deputado Onevan de Matos (PSDB), ainda mantendo pública a vontade de disputar a sucessão de Jerson Domingos (PMDB).
“Quem tiver 13 votos comanda o consenso”, pontuou Corrêa. O republicano afirmou ainda que as conversas para a formação da próxima Mesa Diretora da Assembleia devem ter um capítulo decisivo até o próximo dia 25 de janeiro, já que juntamente com a posse dos novos deputados, marcado para 1º de fevereiro, acontece também a escolha da diretoria.
A ascensão de Zé Teixeira, único representante do DEM na Assembleia, mostra que a próxima legislatura também deverá seguir o exemplo da atual, com forte influência do Executivo Estadual, já que o democrata obteve a preferência do governador, em detrimento do presidente e representante da maior bancada da Casa, o PMDB.
Na manhã desta quinta-feira, o próprio governador já havia apontado para construção de um consenso na Assembleia, e que para isso ele procuraria inclusive a bancada petista.
A desistência de deputado do PR acontece justamente um dia após um encontro com o governador Reinaldo Azambuja, onde, segundo o próprio parlamentar, eles discutiram a “união entre Legislativo e Executivo”.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
- VÍDEO: Menino fica ‘preso’ em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
Últimas Notícias
Concurso da Polícia Civil: Em fase final, edital deve sair no primeiro trimestre de 2025
São previstas 400 vagas sendo 300 vagas para investigadores e 100 vagas para escrivães.
Campanha de Natal do Sirpha Lar de Idosos recebe doações até sexta-feira
Neste ano são 86 cartinhas com diferentes pedidos, como roupas, calçados, perfumes e rádios
EUA ajudarão a recuperar último navio escravista a chegar ao Brasil
Embarcação está naufragada desde 1852 em Angra dos Reis
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.