CPI do Genocídio define nesta quinta-feira a presidência e relatoria
Depois será elaborado o plano de trabalho do grupo
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Depois será elaborado o plano de trabalho do grupo
Está prevista para esta quinta-feira (29) a primeira reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Genocídio, aberta na semana passada, na Assembleia Legislativa. Os cinco deputados membros da Comissão vão definir o presidente, vice-presidente e relator, para, a partir disso, começar de fato os trabalhos do grupo.
A CPI, aberta a pedido dos movimentos sociais e lideranças indígenas, contrapõe a CPI do Cimi (Conselho Missionário Indigenista), que investiga se a entidade incentiva indígenas a ocupar propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.
No grupo sobre o Genocídio serão apuradas as mortes de indígenas que aconteceram nos últimos 15 anos e a possível omissão do Estado em concluir as investigações a respeito de cada uma.
Para o membro do PT na CPI do Genocídio, João Grandão, a primeira preocupação é seguir o regimento interno, no que diz respeito a CPIs. “Não dá para ser do jeito que os membros querem”.
O líder do partido na Assembleia, deputado Pedro Kemp, reclamou, anteriormente, que a CPI do Cimi, da qual faz parte, não estava seguindo o regimento, uma vez que trouxe ‘palestrantes para fazer uma audiência pública’.
Depois de definida a presidência, Grandão, que afirma lutar pela presidência da CPI, o grupo vai elaborar um plano de trabalho. O parlamentar não quis adiantar quais pessoas podem ser chamadas para depor. Fazem parte da comissão os deputados Profº Rinaldo Modesto (PSDB), Paulo Correa (PR), Mara Caseiro (PT do B), Antonieta Amorim (PMDB) e João Grandão (PT).
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Guilherme Caribé é prata nos 100m livre no Mundial de piscina curta
De quebra, ele estabeleceu novo recorde sul-americano
Relator da Tributária na Câmara diz que grupo de trabalho se reunirá no domingo
A votação em plenário, segundo ele, pode ocorrer na segunda-feira ou na terça-feira
STF tem quatro votos para garantir policiamento das guardas municipais
O Supremo Tribunal Federal (STF) retomou nesta quinta-feira (12), em Brasília, o julgamento que trata da competência das guardas municipais para realizar policiamento ostensivo em vias públicas. Até o momento, a Corte tem o placar de quatro votos a um para garantir que as guardas municipais podem realizar policiamento preventivo e comunitário. Diante do adiantado…
Homem é preso em flagrante após furtar calcinhas em loja
Preso por furtar calcinhas, um ferro, mochilas e perfume
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.