Pular para o conteúdo
Política

CPI do Genocídio define nesta quinta-feira a presidência e relatoria

Depois será elaborado o plano de trabalho do grupo
Arquivo -

Depois será elaborado o plano de trabalho do grupo

Está prevista para esta quinta-feira (29) a primeira reunião da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Genocídio, aberta na semana passada, na Assembleia Legislativa. Os cinco deputados membros da Comissão vão definir o presidente, vice-presidente e relator, para, a partir disso, começar de fato os trabalhos do grupo.

A CPI, aberta a pedido dos movimentos sociais e lideranças indígenas, contrapõe a (Conselho Missionário Indigenista), que investiga se a entidade incentiva indígenas a ocupar propriedades rurais em Mato Grosso do Sul.

No grupo sobre o Genocídio serão apuradas as mortes de indígenas que aconteceram nos últimos 15 anos e a possível omissão do Estado em concluir as investigações a respeito de cada uma.

Para o membro do PT na CPI do Genocídio, João Grandão, a primeira preocupação é seguir o regimento interno, no que diz respeito a CPIs. “Não dá para ser do jeito que os membros querem”.

O líder do partido na Assembleia, deputado Pedro Kemp, reclamou, anteriormente, que a CPI do Cimi, da qual faz parte, não estava seguindo o regimento, uma vez que trouxe ‘palestrantes para fazer uma audiência pública’.

Depois de definida a presidência, Grandão, que afirma lutar pela presidência da CPI, o grupo vai elaborar um plano de trabalho. O parlamentar não quis adiantar quais pessoas podem ser chamadas para depor. Fazem parte da comissão os deputados Profº Rinaldo Modesto (PSDB), Paulo Correa (PR), Mara Caseiro (PT do B), Antonieta Amorim (PMDB) e João Grandão (PT).

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Adolescente é encontrada morta com suspeita de atropelamento na MS-289

Jovem é baleado após suspeito atirar com arma de policial em bar de Dourados

Campanha liberada: candidatos em Bandeirantes vão às ruas e às redes sociais em busca de votos

Campo-grandenses cobram fim de conflitos e se manifestam sobre ataques contra palestinos

Notícias mais lidas agora

Subprodutos e reduflação

De subprodutos a reduflação, fome e vulnerabilidade viram lucro para indústria alimentícia

Secretários de MS seguem em Israel e passam a noite em bunker

Criança que atirou e acertou a mãe está sob cuidados da família e pai ainda será interrogado

Jovem em moto de alta cilindrada fica ferido após colisão com carro na Afonso Pena

Últimas Notícias

Sem Categoria

Agenda dos Poderes: CPI vai ouvir ‘cabeças’ do consórcio, enquanto Congresso discute aumentar número de deputados

Confira os principais temas que devem marcar a pauta política da semana.

Transparência

Soraya vê sabotagem em CPI, diz que seguranças andam armados ‘até os dentes’ e leva invertida

Relatório final, produzido pela senadora de MS pedia indiamento de 16 empresas ou pessoas

Mundo

Israel diz que atingiu sede do Ministério de Defesa do Irã entre os mais de 80 alvos em Teerã

Os bombardeios ocorreram "durante toda a noite", informou o Exército em um comunicado.

Polícia

Médica de 27 anos é uma das vítimas de acidente na BR-262 em MS

Médica estaria retornando de uma viagem de férias na manhã deste domingo (15)