Com mais prorrogação, CPI das Contas Públicas pode durar quase um ano

Comissão foi instaurada em maio

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Comissão foi instaurada em maio

Instaurada no dia 11 de maio deste ano a CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) das Contas Públicas pode beirar um ano de duração. Isso porque o primeiro pedido de prorrogação, além do prazo inicial, acabou nesta terça-feira (8) data em que o relator, Airton Saraiva (DEM), pediu mais 120 dias e plenário aprovou por unanimidade. Ele tem até abril de 2016 para chegar à conclusão final.

A justificativa é de que são mais de 132 mil páginas documentais para analisar e elaborar relatório final. Toda CPI tem 90 dias de prazo, podendo estender por mais 30. Desta forma a das Contas Públicas teria até 7 de setembro, mas em 27 de agosto foi pedido mais três meses, ou seja, até hoje.Com mais prorrogação, CPI das Contas Públicas pode durar quase um ano

Agora Saraiva tem até o começo de abril para concluir os trabalhos. Segundo o presidente da comissão, Eduardo Romero (Rede), não serão gerados custos extras pela prorrogação porque o período servirá tão somente para o relatório. O gasto também total não foi informado, mas pelo menos R$ 54 mil foram pagos pela contratação de assessoria técnica. Foram R$ 13,5 mil por mês durante 120 dias.

A investigação abrange de janeiro de 2011 a abril de 2015 e, portanto, passa pelas gestões dos ex-prefeitos de Campo Grande Nelson Trad Filho (PMDB), Gilmar Olarte (PP) e por fim pelo atual administrador Alcides Bernal (PP). O objetivo é diagnosticar a saúde financeira da Capital, bem como apurar se há excesso de nomeações na prefeitura.

Passaram por oitiva os ex-secretários de saúde Jamal Salem; Administração, Wilson do Prado; os ex-diretores-presidentes da Funsat e Funesp, José Eduardo Amâncio da Mota, o Madrugada, respectivamente; da Secretaria de Assistência Social, Janete Belini D’Oliveira e a ex-diretora-presidente da Agetran, Elizabeth Félix; da Semadur, Valdir Gomes e da Secretaria da Mulher, Liz Derzi. Todos eram titulares á época em que Olarte ainda estava no Paço Municipal.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação