Política

Com Comissão Processante, oposição já fala de PMDB na Prefeitura

Em eventual afastamento de Olarte, Mario Cesar assumiria

Midiamax Publicado em 21/05/2015, às 10h00

None
62b5cb5f422a8db478ef730defa8c12c.jpg

Em eventual afastamento de Olarte, Mario Cesar assumiria

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das autoras do pedido de cassação contra o prefeito Gilmar Olarte (PP), que tramita na Câmara, está confiante na abertura da Comissão Processante. A confiança está na postura que a oposição espera dos colegas, diante da crise da atual gestão.

“Contamos com a impessoalidade para o tratamento desta questão. Não é porque grande parte dos vereadores são da base que eles não vão avaliar se há ou não ato de improbidade que dá a cassação do mandato”, justificou.

Luiza ressaltou que a oposição vai fazer diversas reuniões com representantes de Poderes e lideranças partidárias para falar da importância de um posicionamento mais firme por conta do que classificam como “irregularidades” da gestão de Olarte.

“Vamos conversar com todo mundo. Nós acreditamos que a comissão processante será aberta e, infelizmente, o Mario (presidente da Câmara, Mario Cesar-PMDB) vai assumir a Prefeitura de forma interina”, concluiu. Caso Olarte seja cassado, Mario assume até que a Câmara aprove, também por voto de 20 dos 29, um novo prefeito para Campo Grande. Neste caso, qualquer cidadão pode se candidatar na Câmara, necessitando do voto de 20 dos 29.

O pedido de Comissão Processante contra Olarte está sendo avaliado pela Procuradoria Jurídica da Câmara e depois será analisado pelos vereadores. Ele só emplaca se 20, dos 29 vereadores, disserem sim.

O pedido de comissão tem como base a denúncia de que Olarte enfrenta por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, a viagem no jatinho da Itel, não cumprimento da lei orgânica, que prevê piso para professores, falta de divulgação de balanço financeiro e o não cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) em relação ao excesso do teto de pagamento, por conta de cargos comissionados.

Jornal Midiamax