Em eventual afastamento de Olarte, Mario Cesar assumiria

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), uma das autoras do pedido de cassação contra o prefeito (PP), que tramita na Câmara, está confiante na abertura da Comissão Processante. A confiança está na postura que a oposição espera dos colegas, diante da crise da atual gestão.

“Contamos com a impessoalidade para o tratamento desta questão. Não é porque grande parte dos vereadores são da base que eles não vão avaliar se há ou não ato de improbidade que dá a cassação do mandato”, justificou.

Luiza ressaltou que a oposição vai fazer diversas reuniões com representantes de Poderes e lideranças partidárias para falar da importância de um posicionamento mais firme por conta do que classificam como “irregularidades” da gestão de Olarte.

“Vamos conversar com todo mundo. Nós acreditamos que a comissão processante será aberta e, infelizmente, o Mario (presidente da Câmara, Mario Cesar-PMDB) vai assumir a Prefeitura de forma interina”, concluiu. Caso Olarte seja cassado, Mario assume até que a Câmara aprove, também por voto de 20 dos 29, um novo prefeito para . Neste caso, qualquer cidadão pode se candidatar na Câmara, necessitando do voto de 20 dos 29.

O pedido de Comissão Processante contra Olarte está sendo avaliado pela Procuradoria Jurídica da Câmara e depois será analisado pelos vereadores. Ele só emplaca se 20, dos 29 vereadores, disserem sim.

O pedido de comissão tem como base a denúncia de que Olarte enfrenta por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, a viagem no jatinho da Itel, não cumprimento da lei orgânica, que prevê piso para professores, falta de divulgação de balanço financeiro e o não cumprimento da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) em relação ao excesso do teto de pagamento, por conta de cargos comissionados.