Convenção ocorre amanhã pela manhã com a presença de Carlos Lupi

Com presença do ex-ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, ocorre amanhã a convenção estadual da sigla em Campo Grande a partir das 8h. O nome do deputado federal, Dagoberto Nogueira, será encaminhado ao comando regional por consenso, segundo antecipou o vereador Paulo Pedra (PDT). Ainda sem confirmação, o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) e o ministro do Trabalho e Emprego, secretário nacional licenciado do PDT, Manoel Dias, devem comparecer ao evento.

Na ocasião novos quadros serão filiados. “Vamos filiar várias pessoas para nos fortalecer e em 2016 sairmos com chapa pura. Queremos igualar o número de vereadores ao de deputados estaduais”, disse o pedetista, atualmente três parlamentares compõem a bancada estadual. O ex-presidente regional, João Leite Schmidt, deixou a função em fevereiro deste ano.

No final do ano passado a legenda enfrentou pequena crise após apoiar o senador Delcídio do Amaral (PT) na corrida pelo Governo do Estado. Depois da derrota do petista, Schmidt procurou o então governador eleito, Reinaldo Azambuja (PSDB), em busca de parceria. À época a atitude causou mal-estar na cúpula, mas o dirigente alegou que as eleições haviam ficado para trás e era hora de olhar para frente.

Hoje, embora sejam aliados à Presidente da República, Dilma Rousseff (PT), em Mato Grosso do Sul a bancada faz parte da base do chefe do Executivo. Desde o início do ano o relacionamento com o PT está em crise. O desgaste começou depois que o partido contrariou o governo na votação das MPs (Medidas Provisórias) 664 e 665, que, dentre outras coisas, alteram regras para acesso ao seguro-desemprego e restringem direitos previdenciários, Lupi teceu duras críticas à presidente.