Caravana da Saúde já fez mais de 6 mil procedimentos em Paranaíba

Projeto está desde terça-feira no município, amanhã ocorre o Dia 'D'
| 03/07/2015
- 15:10
Caravana da Saúde já fez mais de 6 mil procedimentos em Paranaíba

Projeto está desde terça-feira no município, amanhã ocorre o Dia ‘D’

Em Paranaíba desde terça-feira (30), a já realizou mais de 2 mil consultas oftalmológicas e 6 mil procedimentos. Amanhã ocorre o dia ‘D’ na cidade que fica na região de Aparecida do Taboado, Inocência e Cassilândia. Além disso, a equipe médica já passou por Coxim, Ponta Porã e Três Lagoas, neste último município foram mais de 16 mil pessoas atendidas. 

As cirurgias hospitalares com especialidades em ortopedia, ginecologia e as gerais eram agendadas por meio da fila de espera e efetuadas na Santa Casa local. Estima-se que pelo menos 200 processos operatórios sejam feitos, além de outras 1.200 consultas diversificadas. A moradora de Paranaíba, Solange da Silva Maria, de 39 anos, por exemplo, aguardava havia mais de um ano para retirar o útero e ontem conseguiu ser atendida.

Ela disse que sentia muita dor e cólicas e foi diagnosticada com dilação no útero. “Já estava incrédula quando dei entrada novamente nos exames para conseguir uma cirurgia. Nesse período a Secretaria de Saúde me ligou para confirmar a cirurgia. Foi um alívio, pois já havia saído do emprego por conta da doença e está sendo uma felicidade ter este programa na cidade, principalmente porque o número de pessoas que precisa deste procedimento é grande”, disse.

No sábado haverá a participação de instituições parceiras como Corpo de Bombeiros, Tribunal de Justiça, Hemosul, Hospital do Câncer Alfredo Abrão, Polícia Civil entre outros. Os serviços começaram a ser praticados logo após o governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB) tomar posse, tudo por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), ou seja, sem custo ao atendido. 

Também farão parte do cronograma: consultas odontológicas, tomografia computadorizada, raios X, mamografia, além de exames para aferição da pressão arterial, glicemia, HIV, capacitação, palestras e gincanas. Na área de infraestrutura estão previstas reformas, ampliações e adequações da rede físicas, além da entrega de equipamentos.

As próximas cidades a receberem a Caravana são: Jardim, Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Dourados, Nova Andradina e Naviraí. Assim as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul serão atendidas, conforme prevê o projeto.

Veja também

A medida vale até o julgamento do mérito do requerimento de registro da candidatura, do qual o ministro é o relator

Últimas notícias