Câmara vai recorrer da decisão que garantiu cargo de prefeito a Bernal
Vereadores alegam que cassação foi legítima
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vereadores alegam que cassação foi legítima
A procuradoria jurídica da Câmara de Campo Grande vai recorrer da decisão que garantiu o retorno de Alcides Bernal (PP) ao comando da Prefeitura de Campo Grande. O procurador da Câmara, Fernando Pinez, informou que a Casa está estudando um recurso contra a decisão. Os vereadores, principalmente de oposição a Bernal, vão alegar que o processo de cassação foi legítimo e sem vícios.
Alcides Bernal voltou ao cargo por meio de liminar concedida pelo juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, que suspendia decreto da Câmara Municipal, em virtude de uma ação popular movida pelos vereadores Ayrton Araújo (PT), Cazuza (PP), Luiza Ribeiro (PPS), Paulo Pedra e Zeca do PT, que à época ainda ocupava cadeira na Casa de Leis.
Bernal voltou ao cargo com esta liminar por algumas horas no dia 15 de maio de 2014, dois meses após ser cassado. Porém, a Câmara recorreu e conseguiu tirá-lo do Paço Municipal no mesmo dia, fazendo com que ele entrasse no final da tarde e deixasse o cargo novamente no começo da noite.
Ontem (25) o relator do processo, Divoncir Maran, votou contra a decisão, mas Tânia Garcia Freitas Borges, e Sérgio Martins, decidiram a favor do ex-prefeito. As decisões surpreenderam o próprio Bernal, que não tinha muita expectativa de retorno.
Foi Tânia Garcias Freitas que autorizou a Câmara a continuar com a comissão processante contra Bernal, antes da cassação. Já Sérgio Martins foi alvo de críticas de Bernal, que tentou tirá-lo do julgamento, por entender que ele tinha relações com o PMDB.
O ex-prefeito voltou ao cargo no mesmo dia que o Gaeco realizou nova operação em Campo Grande. Desta vez, Gilmar Olarte (PP) e o presidente da Câmara foram afastados dos cargos, por suspeita de terem negociado a cassação de Bernal. A operação aumentou a expectativa de Bernal, que poucas horas depois teve vitória no TJMS, retornando ao cargo.
Bernal só será empossado oficialmente nesta quinta-feira (27), mas já participa de eventos como prefeito hoje, no aniversário da cidade. Ele vai ao desfile logo pela manhã e no período da tarde deve participar da “Marcha para Jesus”.
Notícias mais lidas agora
- Chuva chega forte e alaga ruas da região norte de Campo Grande
- Há 13 anos, casa no bairro Santo Antônio é decorada por Elizabeth com enfeites únicos de Natal
- Pais são presos após bebê de 2 meses ser queimado com cigarro e agredido em MS
- VÍDEO: Moradores denunciam mulher por racismo e homofobia em condomínio: ‘viadinho’
Últimas Notícias
Previsão indica chuvas e ventos em MS nesta sexta-feira
Monitoramento informa chance de chuva acompanhada com queda de granizo
Depois de ingerir ‘kit de vodca com energético’ e empinar moto, rapaz cai e acaba preso
Acusado estava embriagado e utilizou uma faca
[ BASTIDORES ] Gripe quase impediu leitura de ‘lista centenária’
Férias estão entre os assuntos quentes dos parlamentares
Milei pode ser ameaça a direitos trabalhistas em acordos do Mercosul
O peso da China O PT quer impor regras de respeito aos direitos trabalhistas, direitos humanos e sindicais via Conselho do Mercosul. O Brasil aguarda, preocupado, a proposta de agenda da Argentina para o bloco, que presidirá o Conselho no 1º semestre de 2025. O presidente Javier Milei não nutre nenhuma simpatia pelo Mercosul e…
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.