Jõao Rocha e Flávio César são os nomes mais cogitados

Com renúncia de Mário César (PMDB) ao cargo de Presidente da Câmara Municipal de , uma nova eleição tem de ser feita para a substituição do cargo. A previsão é de que a leitura da renúncia seja feita durante a sessão plenária desta quinta-feira (26), e, conforme o regimento interno, a votação deve ocorrer em sessão subsequente. Neste caso, se houver convocação de sessão extraordinária, o novo presidente será eleito no mesmo dia.

Pela opinião de alguns vereadores, Flávio César (PTdoB), vice-presidente que assumiu presidência provisoriamente após afastamento de Mário César, e João Rocha (PSDB), são os nomes mais cotados para o cargo.

Vanderlei Cabeludo (PMDB) acredita que a votação vai se dividir entre estes dois nomes. “Pelo que vejo, a presidência vai ser decidida entre Flavio Cesar e João Rocha mesmo. Só acho que é um momento em que não pode haver divisão. Quanto à votação, deve haver consenso, pois a Casa vive um momento delicado”, disse. Herculano Borges (SD) também prevê a decisão entre os dois nomes.

O vereador Alex do PT preferiu não comentar sobre preferências. Disse apenas, que ainda não tem conhecimento dos nomes mas que vai discutir o caso com a bancada dele na Câmara.

Conforme a assessoria da Câmara Municipal, se Flávio César for eleito para presidência oficial, uma nova eleição terá de ser feita, neste caso, para determinar quem ficaria no cargo de vice-presidente da Casa.

Renúncia Mário Cesar

Quase três meses após ser afastado pela Justiça da Câmara Municipal, o vereador e então presidente da Casa de Leis, Mario Cesar (PMDB), conseguiu na tarde desta terça-feira (24) liminar determinando a volta ao cargo. A decisão é do desembargador Júlio Roberto Siqueira Cardoso e respalda pedido feito pelo peemedebista no último dia 23. A decisão ocorreu após renúncia ao cargo de presidente da casa.

Mesa diretora

Os vereadores Thais Helena (PT) e Delei Pinheiro (PSD) tiveram seus mandatos cassados após decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A Câmara aguarda apenas o Tribunal Regional Eleitoral comunicar sobre a decisão. Quando isto ocorrer, uma nova eleição deve ser feita para compor a mesa diretora, já que Thais ocupa cargo de 2ª vice-presidência e Delei, de 1 secretário.