Bloco do PMDB terá maior número de cargos na Mesa da Câmara

Segundo maior bloco, formado por PT, PSD, PR, PROS, PCdoB, com 160 deputados

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Segundo maior bloco, formado por PT, PSD, PR, PROS, PCdoB, com 160 deputados

O bloco formado pelo PMDB, PP, PTB, DEM, PRB, SD, PSC, PHS, PMN, PRP, PSDC, PEN, PRTB e PTN terá o maior número de cargos na nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, que será eleita na noite de hoje (1º). Pela divisão, o bloco, que tem 218 deputados, ficará com a primeira vice-presidência, a primeira e a quarta secretaria e duas suplências. Esses cargos serão distribuídos entre os 14 partidos.

O segundo maior bloco, formado por PT, PSD, PR, PROS, PCdoB, com 160 deputados, ocupará a segunda vice-presidência, a segunda secretaria e uma suplência. O bloco formado pelos partidos PSDB, PSB, PPS e PV terá direito à terceira secretaria e a uma suplência. Esse bloco é composto por 106 deputados.

A regra da proporcionalidade não é levada em consideração para a eleição do presidente da Casa. Todos os deputados podem se candidatar ao cargo. Até o momento, quatro parlamentares se lançaram e vêm trabalhando para conquistar votos: Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Arlindo Chinaglia (PT-SP), Júlio Delgado (PSB-MG) e Chico Alencar (PSOL-RJ).

O deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ) deverá registrar sua candidatura e utilizar o tempo destinado à fala dos candidatos para defender suas propostas no Parlamento. Ele mesmo já adiantou que deverá votar em outro candidato.

O registro para concorrer a um dos 11 cargos da Mesa da Câmara será feito até as 18h na Secretaria-Geral da Mesa. O candidato interessado em disputar uma vaga só poderá registrar candidatura aos cargos reservados ao seu bloco.

A sessão destinada à eleição está prevista para iniciar às 18h. A votação será secreta e feita por sistema eletrônico. Primeiro, é feita a apuração dos votos para a presidência. Se nenhum candidato conseguir metade mais um dos votantes, é feita uma nova votação para o cargo entre os dois mais votados. O eleito será o que obtiver maioria dos votos, desde que votem pelo menos 257 deputados. Após a eleição do presidente é que serão apurados os votos dos demais cargos.

Conteúdos relacionados

beto avelar reforma