Bernal pode decretar emergência por causa dos estragos da chuva

A chuva deste sábado causou alagamentos e destruição

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

A chuva deste sábado causou alagamentos e destruição

O prefeito Alcides Bernal (PP) irá analisar os relatórios a respeito dos estragos que a chuva deste sábado (5) fez em Campo Grande. Nesta segunda-feira (7), Bernal se reunirá com técnicos da Seintrha (Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação), e representantes da Defesa Civil e Agetra (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). Bernal chegou a dizer que irá decretar situação de emergência caso necessário.

A chuva de 59,6 mm deste sábado causou alagamentos em vários pontos da cidade, sobretudo as imediações do Shopping Campo Grande. Na região, já foram gastos cerca de R$ 20 milhões em recursos federais emergenciais para obra de drenagem, em fevereiro de 2010. Com o decreto de situação de emergência, a Prefeitura por exemplo, poderia fazer as obras de reparo sem licitação.

Alcides Bernal (PP) atribuiu os alagamentos na cidade à falta de planejamento e à má qualidade de obras feitas durante o mandato de Nelsinho Trad. O ex-prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho (PTB) rebateu na tarde deste domingo (6) a informação dita hna manhã deste domingo (6) por Bernal.

Nelsinho Trad disse que a razão dos alagamentos é a falta de manutenção. “Aquela região da confluência do Sóter e do Prosa é rica em vegetação, em folhas. Por isso precisa ter manutenção constante nas bocas de lobo, senão entope mesmo. Essa informação está clara no Plano Diretor de Drenagem de Campo Grande, bastava o atual prefeito querer ler”, afirmou.

O governo estadual publicou na última sexta-feira (4), decreto de situação de emergência de 14 municípios de Mato Grosso do Sul afetados pelas recentes chuvas. Nesta semana, o Executivo Estadual se reuniu com os prefeitos das cidades atingidas, quando se levantou a possibilidade de o Estado decretar a situação de emergência.

São os municípios de Tacuru, Naviraí, Itaquiraí, Aral Moreira, Coronel Sapucaia, Amambai, Iguatemi, Sete Quedas, Paranhos, Caarapó, Juti, Novo Horizonte do Sul, Japorã e Eldorado. Além de pontes, diversas rodovias, galerias e dutos foram destruídos ou danificados parcialmente.

Conteúdos relacionados

prefeito urt eleições