Ausência de Azambuja em reunião com Dilma ganha destaque nacional

Ele é o único governador tucano a não participar de encontro

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Ele é o único governador tucano a não participar de encontro

A ‘desfeita’ do governador do Estado, Reinaldo Azambuja (PSDB), para com a presidente da República, Dilma Rousseff (PT), ganhou destaque nacional. O site do jornal O Globo colocou na capa da editoria Brasil foto do chefe do Executivo sul-mato-grossense dizendo que ele é o único dos governadores tucanos que não irá ao encontro com a petista na tarde de hoje. O PSDB é o principal partido de oposição ao Governo Federal.

Azambuja conseguiu se desvencilhar da reunião por conta da abertura do 16º Festival de Inverno de Bonito que ocorre hoje à noite na referida cidade. Para substituí-lo, ele enviou à Brasília a vice-governadora Rose Modesto (PSDB). Mas pela manhã ele cumpriu agenda em Campo Grande com o ministro da Ciência e Tecnologia, Aldo Rebelo.

Ontem a cúpula tucana se reuniu para definir posicionamento a ser tomado durante a reunião na qual Dilma pedirá apoio dos governadores contra votações que colocam a União em situação de risco e comprometimento do ajuste fiscal. Mas a intenção do PSDB é não aceitar, por exemplo, é não aceitar qualquer menção a apoio ou pacto contra impeachment ou acerca da votação das contas da presidente pela “pedaladas fiscais”.

Principal rival de Dilma, o presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, teceu críticas à tentativa da petista em recorrer aos gestores para minimizar a crise no segundo semestre. O parlamentar disse, ainda, que os governadores estariam sendo alvo de constrangimento e ameaças veladas relação à aprovação de matérias que teriam consequências nas administrações estaduais.

Pauta

Entre os assuntos que serão colocados em pauta estão o projeto de unificação do ICMS, com alíquota única de 4%, e aprovação de medidas como a repatriação de dinheiro não declarado no exterior, para compor um fundo de compensação para os estados que tiverem perdas. Em contrapartida, ela quer o apoio dos governadores também contra a derrubada de vetos importantes, como o do aumento do Judiciário e fator previdenciário. (Com informações de O Globo).

Conteúdos relacionados

lula