ASSISTA AO VIVO: Senado vota se mantém Delcídio do Amaral preso
Julgamento é transmitido ao vivo e quase 10 mil pessoas acompanham
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Julgamento é transmitido ao vivo e quase 10 mil pessoas acompanham
A sessão de apreciação do Senado acerca do pedido de prisão do senador sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (PT). Os legisladores devem discutir primeiro se os votos serão abertos ou com identidade ocultada. O senador Cássio Cunha Lima (PSDB), bem como Randolfe Rodrigues (Rede/AP) apresentaram questão de ordem sobre o assunto.
Outros quatro componentes vão abordar o tema e para não haver demora nos discursos, o presidente da Casa de Leis, Renan Calheiros (PMDB/AL) , estipulou fala de cinco minutos para cada um. Até o momento os pronunciantes são favoráveis ao voto aberto, alegando que há emenda de 2001 à Constituição Federal para que não haja votação secreta em situação como esta.
O regimento interno, porém, defende o ocultismo. “Mas não podemos deixar o regimento prevalecer sobre a Constituição”. Eles destacam que não estão satisfeitos com a cenário, até agora inédito na história do Senado, mas pedem que tudo seja feito “às claras”. A sessão pode ser acompanhada pelo Youtube (veja aqui) e o internauta pode comentar simultaneamente.
Delcídio do Amaral, líder da presidente da República Dilma Rousseff (PT), já prestou depoimento à Polícia Federal e permanece preso desde a madrugada desta quarta-feira (25). Ele é acusado de tentar obstruir trabalho da Operação Lava Jato, instaurada para apurar esquema de corrupção na Petrobras.
Nos depoimentos colhidos no decorrer da investigação o ex-diretor na estatal, Nestor Cerveró, citou o nome do petista na articulação para compra da refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), contrato esse supostamente usado para desvio de dinheiro público e caso que desencadeou a Lava jato.
A prisão foi autorizada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) após denúncia de que Delcídio teria ofertado mesada de R$ 50 mil para que Cerveró não aceitasse delação premida, bem como não mencionasse seu nome à polícia. A conversa foi gravada por um filho do ex-diretor e repassada pela PGR (Procuradoria-Geral da República) ao Supremo para embasar o pedido de prisão.
O petista também traça rota de fuga ao depoente e afirma que o “foco” deve ser tirar o ex-diretor da Petrobras da prisão”. “Agora a hora que ele sair tem que ir embora mesmo”, sugere. O filho de Cerveró, então, cogita fugir pela Venezuela, mas o senador diz que seria melhor sair do Brasil pelo Paraguai, país que faz divisa com Mato Grosso do Sul.
Além dele, também foram presos o chefe de gabinete dele, Diogo Ferreira, o advogado de Nestor Figueiró, Édson Ribeiro, e o banqueiro do BTG Pactual, André Esteves. A reportagem conversou com vários assessores do senador, de Campo Grande e Brasília, mas ninguém soube dizer o que está acontecendo. Eles alegam que tentam contato com o senador, mas não conseguem falar.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Servidor público é preso após matar irmão de ex-esposa em Angélica
- Mulher sofre fratura no braço após ser ‘fechada’ por veículo durante ultrapassagem no Indubrasil
- Família de Begèt de Lucena precisa de doações para custos de tratamento; saiba como ajudar
- ‘Trecho crítico’ da BR-163 registra duas mortes em menos de uma semana em Campo Grande
Últimas Notícias
Pix volta a funcionar após apresentar falhas nesta segunda-feira
Problemas no sistema ocorrem esta manhã
Idoso morre 16 dias após ser atingido por motociclista que foge sem prestar socorro no Santo Amaro
Acidente aconteceu no último dia 28 de setembro
Com ponto facultativo, próximo ‘feriadão’ em MS só em novembro, e com ressalvas
Data deve abranger apenas serviços do estado, já que em Campo Grande a data foi antecipada para o dia 10 deste mês
Identificado motorista morto em batida com carreta na BR-262 em MS
Caminhoneiro disse que motorista teria invadido pista contrária quando ocorreu o acidente
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.