Ação para desfiliação de deputado será julgada na próxima semana

Se resultado não for favorável ele vai usar PEC

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Se resultado não for favorável ele vai usar PEC

O deputado estadual Beto Pereira (PDT) vai aguardar julgamento da ação que ingressou na Justiça para deixar a cúpula pedetista marcado para a próxima terça-feira (15). Ele só deve usar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que libera políticos durante 30 dias para mudar de partido. 

Na ação ele pede desfiliação resguardando direito de continuar com mandato na Assembleia Legislativa. Para isso alega que sofreu grave discriminação na sigla. “O julgamento vai ser dia 15, vou esperar. Se não for favorável, aí não me resta outra saída (A não ser utilizar a PEC)”, disse.

O Senado aprovou nesta quarta-feira (9) PEC que libera por um mês todos os políticos a mudarem de partido sem que haja risco de perda de mandato. A regra passa a valer após promulgação. O benefício estava previsto na reforma política e, por isso, muitos parlamentares estavam no aguardo da aprovação para mudarem de legenda.

Beto, por exemplo, recebeu alguns convites, mas tem demonstrado interesse no PSDB. Ele foi à filiação do deputado federal Elizeu Dionízio que deixou o SD para ficar no ninho tucano. Na época, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse que “de Deus quisesse Beto iria para o PSDB”. A fala foi reforçada pela vice-governadora Rose Modesto e outros correligionários.

Mesmo assim o deputado ainda não entrega o jogo. “Isso eu vou ver depois, tenho muitos convites. Ainda estou analisando”, respondeu ao ser questionado sobre qual destino deve seguir.

Conteúdos relacionados

senadora ministério