Vereadores do interior seguem partidos na hora de escolher candidato ao Governo

Em uma enquete rápida feita pelo Midiamax com alguns parlamentares do interior do Estado, presentes no V Congresso Nacional de Vereadores de Mato Grosso do Sul, foi possível constatar que a maioria dos entrevistados definiu o voto ao Governo do Estado a partir da indicação do partido. Vereador pelo PMDB em Jardim, Deco Cristaldo justificou […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Em uma enquete rápida feita pelo Midiamax com alguns parlamentares do interior do Estado, presentes no V Congresso Nacional de Vereadores de Mato Grosso do Sul, foi possível constatar que a maioria dos entrevistados definiu o voto ao Governo do Estado a partir da indicação do partido.

Vereador pelo PMDB em Jardim, Deco Cristaldo justificou que votará no pré-candidato ao PMDB, Nelsinho Trad, para, além de seguir o partido, retribuir a oportunidade que o PMDB deu a ele de candidatar-se e eleger-se vereador.

Ney Pereira, vereador do PSDB de Alcinópolis, disse que votará no pré-candidato tucano, Reinaldo Azambuja, porque este representa a terceira via. “Ele é a real mudança, uma renovação e há 20 anos fica nessa de PT e PMDB”, argumentou. Ivanete Mendonça do PSDB de Ivinhema também vota no Reinaldo por definição dos tucanos.

Eleito pelo PT em Juti, o vereador José Carlos votará no pré-candidato pelo PT, Delcídio do Amaral, para seguir seu partido. “Mas sei que tem muita gente PMDB e PSDB que também são Delcídio”, alfinetou José.

Vereadores pelo PR, Baixinho de Paranaíba e Jurema Nogueira de Água Clara, afirmaram ao Midiamax que estão esperando definição do partido para definir o apoio. “Muita água pode correr embaixo dessa ponte”, afirmou Baixinho.

Pelo PROS, os vereadores Paulo Sérgio de Abreu, de Brasilândia e Elmar Passos, de Novo Horizonte do Sul, reiteraram o apoio ao senador Delcídio, seguindo definição do partido. “Espero que ele ganhe no 1º turno, porque se tiver 2º será puxado”, avaliou Elmar.

De acordo com o primeiro levantamento de intenção de votos publicado pelo DATAmax nesta quinta-feira (22), os campo-grandenses mandariam a disputa do governo do Estado para o segundo turno.

Apesar deste dado, Rosemari Cruz, do PMDB de Chapadão do Sul e Antônio Realino do PMDB de Três Lagoas, acreditam que Nelsinho ganha no primeiro turno e votam no candidato para seguir o partido.

A pesquisa mostra ainda que a quatro meses das eleições, mais da metade dos eleitores em Campo Grande não sabe em quem vai votar. A vereadora pelo PPS, Roseli Codognatto, de Ribas do Rio Pardo disse na rápida enquete que faz parte desta estatística, pois ainda não decidiu o voto.

Estimulada

No cenário ensaiado com pergunta estimulada, foram oferecidos ao eleitor de Campo Grande quatro nomes como candidatos ao governo. Neste caso, o ex-prefeito Nelsinho Trad (PMDB) lidera a disputa, com 34,1% das intenções de voto.

Espontânea

Na pesquisa espontânea para governador, o senador Delcídio do Amaral (PT) é o mais citado, com 15,30% das intenções de voto dos campo-grandenses. Em segundo, o ex-prefeito da Capital, Nelsinho Trad (PMDB), aparece com 13,5%.

Conteúdos relacionados

claudinho corrupção