Vereadores discutem decisão do Conselho de Saúde que vetou projeto de hospital no centro
A decisão do Conselho Municipal de Saúde, que vetou o projeto técnico do Centro Municipal Pediátrico, tomou parte do tempo da sessão na Câmara Municipal, desta quinta-feira (25). A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) lembrou que o conselho resolveu vetar o projeto por discordar de algumas diretrizes. “Eles são a favor de um hospital, mas que […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A decisão do Conselho Municipal de Saúde, que vetou o projeto técnico do Centro Municipal Pediátrico, tomou parte do tempo da sessão na Câmara Municipal, desta quinta-feira (25). A vereadora Luiza Ribeiro (PPS) lembrou que o conselho resolveu vetar o projeto por discordar de algumas diretrizes. “Eles são a favor de um hospital, mas que seja respeitado o que preconiza o SUS e não da forma que está sendo feito”, disse.
João Rocha (PSDB), líder do prefeito na Casa de Leis, disse que o Centro Municipal Pediátrico é uma ‘alternativa para garantir o atendimento’. O vereador lembrou, ainda, que a falta de médicos pediátricos é um problema histórico e enfrentado em várias administrações e que isso explicaria a dificuldade em estruturar as unidades já existentes.
“Existe estudo que mostra que não sairia mais barato. Além disso, não tem como obrigar os médicos a irem para as unidades básicas”.
Sobre a reprovação, por parte do conselho, do projeto técnico do Centro Pediátrico, João Rocha disse que o documento está em sendo estudado com o prefeito e sua equipe jurídica. “Esperamos não judicializar a questão e resolver o mais rápido possível”.
De acordo com a conselheira Eliane Gordo, o projeto da unidade foi entregue, em um primeiro momento, em 30 de julho deste ano, e, após análise das comissões de plano, legislação e norma e de controle social, foram detectadas falhas. “Com relação a material, questão de salário e espaço, entre outras”, disse.
Em 1° de setembro, então, um novo projeto foi encaminhando e entregue durante reunião com o prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte. No entanto, a nova versão não contemplava o que foi solicitado pelo conselho. “Continuou a falta de informação e a mesma incoerência”.
Contrário a decisão do Conselho, Chiquinho Telles (PSD) afirmou que deve ser analisado o mérito e a necessidade de um centro pediátrico. “Preocupação maior com vidas e não analisar friamente. A população está feliz com a criação do hospital e espera por isso”.
O vereador Dr. Loester (PMDB) endossou o discurso dizendo que recebeu com preocupação a decisão do conselho, pois o hospital é uma necessidade antiga. “É obrigação do poder público atender, estou falando disso, não de recursos. O importante é que funcione”.
Em reunião na quarta-feira (24), os conselheiros reclamaram também do decreto que discorre sobre os salários dos médicos que vão atuar na unidade. Os servidores receberiam três vezes a mais do que os que estão lotados nos postos de saúde. “A desigualdade salarial é uma questão séria. Temos que aceitar e analisar as deliberações do conselho”, ponderou o vereador Otávio Trad (PT do B).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Semana começa com 3556 vagas de emprego em Mato Grosso do Sul
São 956 vagas para a capital que abrangem diversas áreas e níveis de escolaridade
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.