Reviravolta: Justiça afasta vereador que havia tirado prefeito do cargo dias atrás
O vice-presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, Paulo Henrique Cançado Soares (PDT), foi afastado do cargo por ordem da Justiça local. Em uma disputa política com o prefeito, Diogo Tita (PPS), ele é suspeito de ter decretado ilegalmente o afastamento do chefe do Executivo, em meados de agosto. A decisão de afastar o vereador partiu […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O vice-presidente da Câmara Municipal de Paranaíba, Paulo Henrique Cançado Soares (PDT), foi afastado do cargo por ordem da Justiça local. Em uma disputa política com o prefeito, Diogo Tita (PPS), ele é suspeito de ter decretado ilegalmente o afastamento do chefe do Executivo, em meados de agosto.
A decisão de afastar o vereador partiu do juiz criminal Cássio Roberto dos Santos, emitida em 31 de agosto. Ela é uma das três medidas cautelares determinadas ao pedetista, que também está proibido, durante a suspensão, de frequentar a Câmara de Paranaíba e, por fim, de manter contato com servidores da casa.
O MPE (Ministério Público Estadual) foi acionado depois que decreto, assinado por Paulo Henrique, determinou o afastamento de Tita. A decisão foi seguida da instalação de comissão processante na casa para apurar indícios de irregularidades na gestão municipal.
Tita chegou a ser afastado, na noite de 18 de agosto. Dois dias depois, retomou o comando da Prefeitura, por força de liminar, que suspendeu o decreto de afastamento.
Em seguida, a promotoria teria observado suposto abuso de autoridade e até falsidade ideológica no ato administrativo do vice-presidente. Na ocasião, consta que o presidente da Câmara, Paulo Borges (PROS), negou-se a assinar o decreto de afastamento do prefeito.
Com base nos indícios de crime, o MPE pediu a suspensão das funções de Paulo Henrique Soares. A reportagem tentou contato, por telefone, com a presidência da Câmara Municipal e com o vice-presidente: no Legislativo, ninguém atendeu às ligações, enquanto o celular do pedetista consta como desligado.
Notícias mais lidas agora
- Antes de assassinato, homem foi visto em cima de telhado de casa de ex-superintendente em Campo Grande
- VÍDEO: Agente de saúde reage e parte para cima de ladrão durante roubo de celular no Aero Rancho
- VÍDEO: Rua do Colúmbia ‘ganha’ cachoeira após enxurrada e moradores ficam revoltados
- Dentista faz rinoplastia, provoca necrose em cliente e acaba procurada pela polícia em Campo Grande
Últimas Notícias
Em cruzamento no Vilas Boas veículos colidem e bate em muro deixando três feridos
O carro chegou a bater no muro de uma casa, mas não o danificou. Os três envolvidos foram levados para unidade de saúde.
16 detentos fogem após ataque armado em presídio na Bahia
Criminosos abriram duas celas durante o confronto na noite desta quinta-feira (12)
Entrega de presentes dos Correios anima Natal de crianças na Associação Juliano Varela
A campanha Papai Noel dos Correios encerra nesta sexta-feira (13)
Ano assombroso? 2024 registra duas sextas-feiras 13 em menos de três meses: ‘tá explicado’
Supersticiosos acreditam que recorrência da data em pouco tempo no mesmo ano poderia explicar por que 2024 foi tão “carregado”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.