Retomado o processo, assessoras de Bernal irão escolher agências de publicidade

Depois de denúncia e suspensão da licitação da publicidade da Prefeitura de Campo Grande, foram escolhidos os integrantes da subcomissão técnica que escolherão a agência de publicidade, nesta quinta-feira (16). Dos três nomes escolhidos, dois são assessoras de imprensa diretamente ligadas ao prefeito Alcides Bernal (PP): Ana Rita Amarilia e Márcia Scherer. Conforme o edital, […]

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Depois de denúncia e suspensão da licitação da publicidade da Prefeitura de Campo Grande, foram escolhidos os integrantes da subcomissão técnica que escolherão a agência de publicidade, nesta quinta-feira (16). Dos três nomes escolhidos, dois são assessoras de imprensa diretamente ligadas ao prefeito Alcides Bernal (PP): Ana Rita Amarilia e Márcia Scherer.

Conforme o edital, o terceiro nome da subcomissão não poderia ter qualquer vínculo com a administração municipal. Antônio Marcos de Almeida será o titular dos não vinculados com a prefeitura e Priscila Lopes Vaz a suplente.

Uma das assessoras já esteve envolvida em episódios polêmicos. Márcia postou em sua rede social um comentário sobre um suposto esquema de propina para livrar o prefeito de ser cassado. “’Falaram: ou você dá o dinheiro, ou você não vai governar. Nós vamos bagunçar seu orçamento e nós vamos tentar te afastar de todas as formas’, diz o prefeito. ‘Eu resolvi não dar. Eu prefiro ser cassado do que implementar a corrupção que era antes aqui, que acontece no Brasil todo’”.

O comentário causou confusão na Câmara Municipal e a assessora teve de se retratar para os vereadores. Depois disso, a prefeitura proibiu brincadeirinhas no Facebook, mas ainda assim Márcia continuou. O último, a assessora pede para os descontentes com Campo Grande irem embora da cidade. O mal-estar foi tanto que o senador Delcídio do Amaral (PT) utilizou uma rede social para pedir a demissão da assessora do prefeito.

Seleção

Foi sorteado um número para cada nome da lista de 20 integrantes divididos em dois grupos um com vínculo e o outro sem vínculo com a prefeitura. Aqueles que tivessem o maior número seriam os escolhidos.

Denúncia

O vereador Elizeu Dionizio (SDD) denunciou na tribuna da Câmara de Campo Grande que a Agência Doze venceria o certame, que tem R$ 15 milhões de dinheiro público empenhado. O vereador disse ainda que a licitação seria homologada no gabinete do prefeito e que já estava tudo acertado.  As agências atenderiam às necessidades de comunicação do município de Campo Grande, como campanhas educativas e informativas.

Após denúncia de “carta marcada”, a licitação que contrataria nove agências de publicidade para prestar serviços para a Prefeitura de Campo Grande foi suspensa, conforme publicação do Diário Oficial do Município do dia 20 de dezembro.

Agências

Depois da revogação da concorrência 04/2013, a prefeitura abriu nova concorrência para contratar nove agências de publicidade. Segundo a prefeitura, a concorrência 04/2013 tinha como objeto a contratação de uma agência de publicidade para atender a um trabalho específico da Secretaria Municipal de Receita, que é a Nota Fiscal Eletrônica Premiada.

Foi revogada a partir de um pedido de impugnação do Sindicato das Agências de Publicidade de Mato Grosso do Sul e será reaberta após as adequações necessárias no edital.

Segundo publicação do Diário Oficial do Estado,  a modalidade de concorrência é do tipo “técnica e preço”, ou seja, não vencerá necessariamente a empresa que oferecer o menor valor, já que é diferente no ato convocatório.

Já a concorrência 12/2013 tem como objeto a contratação de nove agências de publicidade para atender às necessidades de comunicação do município de Campo Grande, como campanhas educativas e informativas.

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