Durante a assinatura de convênio de R$ 190,7 mil, na manhã desta sexta-feira (7), para publicar o livro “Enciclopédia das Águas”, o governador (PMDB)afirmou que poderá participar do lançamento da obra, previsto para meados de maio, porque não estará mais no governo.

“Se for 15 de maio não poderei participar”, afirmou o governador. Puccinelli poderá permanecer no comando até o dia 5 de abril quando termina o prazo de desincompatibilização e, assim, ficará livre para disputar o Senado.

Apesar da observação feita pelo governador, na manhã de hoje ele negou que seja pré-candidato ao Senado depois de ter afirmado. A única certeza que Puccinelli passou foi da data de sua decisão, dia 6 de abril.

O diretor-presidente da Fundação de Estado de Cultura, Américo Calheiros, preferiu não comentar sobre a declaração do governador. Ele apenas garantiu que não tem como antecipar o lançamento da enciclopédia. “Não tem tempo hábil para ser antes”, pontuou.

O presidente do Instituto Geográfico do Estado, Hildebrando Campestrini, justificou a data de lançamento com a demora da burocracia. “Foi assinado hoje e tem 90 dias para repassar o documento e receber o recurso e deixar o livro pronto”, explicou.

Obra

A enciclopédia terá 335 páginas incluindo as cartas hidrográficas. Segundo o presidente do instituto geográfico, serão sete mil objetos – rios, córregos, vazantes todas as espécies de curso de água – catalogados e descritos. “São mais de 5,1 mil córregos com mais de 10 quilômetros de extensão”, ressaltou.

Hildebrando disse ainda que todo o material ficará disponível na internet e que apenas o material virtual é que será sempre atualizado. Ele também pretende deixar disponível no Aquário do Pantanal para visitantes e estudiosos.

Para o desenvolvimento da obra, o instituto recebeu R$ 396 mil da estatal Sanesul.