O de Campo Grande publicou exonerações no Diário Oficial de hoje. Muitos dos aliados eram vistos em manifestações pró-Bernal em horário de expediente preocupados com o risco de perder o cargo comissionado

Quatrocentos e cinquenta e uma pessoas que trabalhavam na prefeitura, em cargos comissionados foram desligadas de suas funções. O prefeito de Campo Grande, , publicou nesta segunda-feira (17) a exoneração dos nomeados pelo prefeito cassado .

Somente na Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais (Segov), 133 pessoas foram desligadas, segundo o Diário Oficial de Campo Grande.

Já na Secretaria Municipal de Saúde são 43 exonerações, na Secretaria Municipal de Políticas e Ações Sociais e Cidadania são 19 exonerações e na Secretaria Municipal da Receita são 15 exonerações.

Na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, de Ciência e Tecnologia são 28 exonerações, na Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano são 41 exonerações e na Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Controle são 36 exonerações.

Na Secretaria Municipal de (Semed) são 12 exonerações e na Secretaria Municipal de Infraestrutura, Transporte e Habitação são 11 exonerações.

Já Procuradoria-Geral do Município são 28 exonerações, no Instituto Municipal de Planejamento Urbano são nove e no Instituto Municipal de Previdência são 16.

Outras 16 pessoas foram exoneradas da Fundação Municipal de Esportes, 11 da Fundação Municipal de Cultura, 13 da Fundação Social do Trabalho.

Da Agência Municipal de Habitação foram cinco exonerados, da Agência Municipal de Transporte e (Agetran) 12, e da Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados (Agereg) cinco.

Muitos dos nomeados eram os aliados de Bernal que compareciam nos eventos de manifestação pró administração do antigo líder do executivo municipal.

Um deles, Abílio Borges, que integrava a Secretaria Municipal de Governo e Relações Institucionais, é o primeiro da lista de exonerados. Ele foi nomeado na prefeitura em janeiro após defender Bernal frente ao Movimento Nacional de Luta pela Moradia.

Na sessão do dia 26 de setembro de 2013, quando a Câmara prometia abrir a comissão processante, vários assessores, que deveriam estar prestando serviço na prefeitura, estavam na sessão ordinária, preocupados com o risco de perder o cargo comissionado.

A lista dos preocupados, identificados pela reportagem, incluía Juliano Gogosz de Oliveira, nomeado no dia 24 de janeiro para o posto de DCA-5 e, posteriormente, indicado presidente do Conselho Municipal da Juventude, Mário Marcio Milhomem Santos, nomeado como DCA-6 no dia 24 de janeiro, Américo Yule de Oliveira Neto, DCA-1, indicado no dia 25 de janeiro, e Silvano Venâncio de Carvalho, DCA-6 desde o dia 4 de junho e Márcia Scherer, assessor-técnico I, com DCA-3, nomeada no dia 24 de janeiro.

Também havia integrantes da comunicação da prefeitura. Procurada pela reportagem, a assessoria disse que estava na Câmara para fazer cobertura sobre o projeto de suplementação. Porém, no site da prefeitura não foi localizada nenhuma reportagem sobre o projeto.

(Matéria atualizada às 15h05)