Justiça Eleitoral do Rio avalia o uso de tropas federais nas eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidirá na próxima quarta-feira (27), em sessão plenária, se as eleições de outubro terão a presença de tropas federais no estado. Até lá, a Justiça Eleitoral aguarda manifestação oficial do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a respeito. De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador Bernardo […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) decidirá na próxima quarta-feira (27), em sessão plenária, se as eleições de outubro terão a presença de tropas federais no estado. Até lá, a Justiça Eleitoral aguarda manifestação oficial do governador Luiz Fernando Pezão (PMDB) a respeito.
De acordo com o presidente do Tribunal, desembargador Bernardo Garcez, essa consulta segue os critérios exigidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), atendendo à autonomia federativa. “A responsabilidade constitucional da segurança da população é do governador, que deve se expressar com clareza”, disse.
A proposta da utilização das tropas federais foi feita pelo desembargador eleitoral Fábio Uchôa, que se reuniu, na semana passada, com o secretário de Segurança do Rio, José Mariano Beltrame, juntamente com os procuradores regionais eleitorais, Paulo Roberto Bérenger e Adriana Farias. Eles discutiram as denúncias de candidatos que se sentem impedidos de fazer campanha em localidades com atuação de traficantes e milicianos. “Determinei que o ofício fosse entregue no gabinete do governador, pois a resposta sobre segurança dos eleitores não pode ser de um subalterno”, disse Garcez.
Ainda segundo o TRE-RJ, durante a sessão plenária será apresentada uma cópia do relatório obtido pelo desembargador Uchôa, que aponta a existência de mais de 30 áreas críticas. O desembargador informou que o relatório, aponta problemas na capital, em Niterói e na Baixada Fluminense.
Na avaliação de Uchôa, “o relatório demonstra a necessidade de convocar as tropas federais. O presidente do TRE-RJ ponderou, no entanto, que as eleições sempre foram marcadas por trocas de acusações entre candidatos, “criando uma situação de expectativa em relação à segurança”, analisou.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Melhor software de diagramação alternativo ao Visio
Desenvolver diagramas pode acabar sendo uma tarefa bastante estressante se não tiver as ferramentas certas para isso.
Preso em operação, ‘espião’ de Marcola no jogo do bicho tem liberdade negada: ‘perigoso’
‘Espião’ de Marcola foi transferido para Mossoró
Agesul publica termo aditivo e obras em pontes de Três Lagoas chegam a R$ 2,6 milhões
O termo aditivo consta no DOE desta quarta-feira (11)
Simone e Simaria: verdadeiro motivo que causou fim da dupla é revelado
Após dois anos, vem à tona o real motivo que causou a separação de Simone e Simaria; decisão teria partido da irmã mais velha
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.