A lei que autoriza o Executivo a criar a Secretaria Municipal do Idoso, da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (Semiped) foi publicada no Diário Oficial de Campo Grande (Diogrande) desta quarta-feira (15). O prefeito Alcides Bernal (PP) terá três pastas para negociar com novos aliados.

A Semiped é a terceira secretaria criada na gestão de Bernal que poderá ser usada na negociação de apoio político. A da Mulher e da Juventude ainda não saíram do papel e também aguardam nomeação para as pastas.

Conforme a lei, a secretaria além de coordenar as ações da política nacional do idoso e da pessoa com deficiência (PcD) e mobilidade reduzida,  vai planejar, coordenar e promover estudos, levantamentos, pesquisas e publicações sobre temas relacionados à população idosa e com alguma limitação física, diretamente ou em parceria com outros órgãos.

Também será responsável a prestar assessoramento técnico às entidades e organizações de atendimento e promover e acompanhar eventos e discussões com temas. A secretaria ainda vai garantir mecanismos que combatam a discriminação com os idosos, as PcD e com mobilidade reduzida quanto à sua participação em todos os setores da sociedade, em âmbito público e privado.