Vereadores vão adiantar trabalho e Bernal pode ser cassado antes de um ano de mandato

O presidente da Comissão Processante criada na Câmara para apurar denúncias contra Alcides Bernal (PP), vereador Edil Albuquerque (PMDB), informou na manhã desta quarta-feira (16), durante a primeira reunião da comissão, que os vereadores vão adiantar os trabalhos e devem apresentar o relatório final até o dia 20 de dezembro e não nos 90 dias, […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

O presidente da Comissão Processante criada na Câmara para apurar denúncias contra Alcides Bernal (PP), vereador Edil Albuquerque (PMDB), informou na manhã desta quarta-feira (16), durante a primeira reunião da comissão, que os vereadores vão adiantar os trabalhos e devem apresentar o relatório final até o dia 20 de dezembro e não nos 90 dias, prazo máximo determinado pela legislação.

Com o adiantamento dos trabalhos, Bernal corre o risco de ser cassado antes de completar um ano de mandato. No prazo máximo de cinco dias o prefeito será notificado com a remessa de uma cópia da denúncia para que, no prazo de dez dias, possa apresentar defesa por escrito, indicar provas que pretende produzir e arrolar testemunhas.

O presidente da comissão rechaçou as acusações do prefeito de que os vereadores estariam tramando um golpe. Ele afirmou que um golpe sem consistência jamais prosperaria e questionou o medo do prefeito. “Quem não deve não teme. As denúncias estão todas fotocopiadas, digitalizadas. Cabe a ele contestar e mostrar que está certo. Ele tem que vir e provar que está certo”, desafiou.

O relator da comissão, vereador Flávio César (PTdoB), também estranhou a “manobra” do prefeito para tentar descredenciar a comissão. Ele esclarece que a abertura da investigação não significa cassação, mas a concessão de direito de ampla defesa.

Próximos passos

Terminado o prazo para defesa, a comissão emitirá em até cinco dias um parecer opinando pelo prosseguimento ou arquivamento da denúncia, que será submetida ao plenário. Se a Comissão opinar pelo prosseguimento, o presidente designará desde logo, o início da instrução, e determinará os atos, diligências e audiências que se fizerem necessários, para o depoimento do denunciado e inquirição das testemunhas.

A comissão emitirá um parecer final pela procedência ou improcedência da acusação e solicitará ao presidente da Câmara a convocação da sessão para julgamento. Na sessão, serão lidas as peças requeridas pelos vereadores e denunciados e, a seguir, os que desejarem, poderão se manifestar pelo tempo de 15 minutos. Bernal, ou um procurador nomeado por ele, terão duas horas para produzir sua defesa oral.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

Agência Brasil
prefeita eldorado