Vereadores reclamam e ameaçam, mas não tomam atitude contra ofensas de Bernal
Desde que começou a administração o prefeito Alcides Bernal (PP) vive se alfinetando com a maioria dos vereadores da Câmara. A relação tensa e, por vezes, beirando a baixaria, já rendeu várias reclamações, ofensas e até ameaças. Porém, fora uma moção de repúdio, aprovada pela primeira vez na história, os vereadores não tomam atitude nenhuma […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Desde que começou a administração o prefeito Alcides Bernal (PP) vive se alfinetando com a maioria dos vereadores da Câmara. A relação tensa e, por vezes, beirando a baixaria, já rendeu várias reclamações, ofensas e até ameaças. Porém, fora uma moção de repúdio, aprovada pela primeira vez na história, os vereadores não tomam atitude nenhuma para barrar o falante prefeito.
Bernal já chamou vereadores de mentirosos, açodados e até questionou a seriedade da CPI do Calote. A época o vereador Paulo Siufi (PMDB) ocupou a tribuna para dizer que não aceitaria estas ofensas, chegou a dizer que “iria para o pau” com o prefeito e instigou a Câmara a processá-lo, mas tudo não passou de ameaça.
Dias depois, ao receber do presidente da Câmara, Mário César (PMDB), uma avaliação de que a Casa não poderia processar o prefeito, já que ele não ofendeu a instituição, Siufi abafou o caso. Ele preferiu dizer que as ofensas não foram dirigidas a ele, embora já tenha sido chamado de caloteiro pelo prefeito por não pagar e nem encontrar solução para resolver o problema do despejo da Câmara.
Recentemente, na presidência da CPI da Inadimplência, ou do calote, como alguns preferem chamar, Siufi voltou a ameaçar Bernal, dizendo que não admitirá ofensas a integrantes da CPI. O aviso foi em resposta a declaração do prefeito sobre o relator da CPI da Inadimplência, Elizeu Dionízio (PSL), chamado por ele de açodado que toma atitudes que beira a irresponsabilidade. Siufi disse que poderia convocar o prefeito a prestar esclarecimento. Mas, não passou de ameaça. Até o momento, nenhuma atitude foi tomada. Questionado pela reportagem sobre a retratação, que não aconteceu, Siufi preferiu dizer que consultará o vereador Elizeu Dionízio.
Chamado de mentiroso por Bernal, Airton Saraiva (DEM) também não fez nada além de reclamações na tribuna. Indagado sobre a inércia da Câmara, que prefere ficar neste bate-boca com o prefeito, em vez de tomar atitude mais séria, o vereador justificou que não fará nada sem o apoio dos colegas. “Sozinho eu não vou entrar. Se tiver mais dou ou três tudo bem. O Paulo já caiu fora”, justificou, ao comentar a ameaça de processo, que até agora não saiu do discurso.
O presidente da Câmara, Mário César (PMDB), também faz discurso desencontrado quando o assunto é a falta de atitude diante do prefeito, que ainda intimida a Câmara com os votos conquistados em outubro de 2012. “Ele é um bom comunicador”, brincou, sem explicar se estava ironizando ou demonstrando temor ao discurso do prefeito.
O vereador Chiquinho Telles (PSD) avalia que a Câmara está atendendo um pedido da população, que não quer brigas. Por isso, o tempo dado ao prefeito. Porém, o vereador entende que oBernal não escutou o pedido das ruas e prefere criar um clima de desentendimento, embora diga que os vereadores não lhe deixam trabalhar.
Notícias mais lidas agora
- Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
- TJMS derruba liminar que tirou do ar matéria do Midiamax sobre fotógrafo acusado de assédio sexual
- Motorista fura sinal vermelho, bate em carro e acaba derrubando poste em Campo Grande
- Delegado e investigadores são afastados após busca e apreensão sem mandado em hotel de MS
Últimas Notícias
Prefeitura de Amambai adota o guarani-kaiowá como língua cooficial
Lei municipal prevê a adoção do guarani-kaiowá como língua cooficial, autorizando atendimentos e emissão de documentos no idioma de comunidade indígena.
ICMS de compras internacionais sobe para 20% em todo o país a partir de abril de 2025
Decisão foi adotada durante reunião do Comsefaz e passa a valer a partir de 1º de abril do próximo ano
Após operação policial, bares da 14 cancelam shows musicais em ação de repúdio
Atrações culturais dos bares foram canceladas, em comum acordo entre proprietários dos bares
Candidato a vereador é multado em R$ 20 mil por derrame de santinhos em 4 escolas de Campo Grande
A multa consta no Diário Oficial do TRE-MS
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.