Sem iniciativa de Bernal, vereadores fazem até jantar para tentar ampliar base na Câmara
Os vereadores que integram a base de sustentação do prefeito Alcides Bernal (PP) estão fazendo de tudo para tentar ajudá-lo a conseguir uma maioria na Câmara. Sozinho, Alex do PT até tentou convencer o prefeito da necessidade de ter uma base forte, mas não conseguiu. O líder do prefeito só conseguiu respirar agora, no final […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Os vereadores que integram a base de sustentação do prefeito Alcides Bernal (PP) estão fazendo de tudo para tentar ajudá-lo a conseguir uma maioria na Câmara. Sozinho, Alex do PT até tentou convencer o prefeito da necessidade de ter uma base forte, mas não conseguiu. O líder do prefeito só conseguiu respirar agora, no final do semestre, com a chegada do vereador Paulo Pedra (PDT) na base de Bernal.
O jantar desta quarta-feira, as 19 horas, na casa de Pedra, oficializa a parceria, embora questões partidárias ainda amarrem o acordo. Antes de integrar a base, Pedra havia anunciado que Bernal precisava dar espaço para os partidos se quisesse ampliar a base. O espaço não foi anunciado, mas o vereador já atua na linha de frente na defesa do prefeito.
Os convidados para o jantar não foram anunciados pelo anfitrião. Já Alex confirmou o encontro com a presença do prefeito e espera que pelo menos 13 vereadores participem do jantar, que será feito, segundo Alex, na base da cota, no famoso “rachide”. “Claro que o Bernal vai conversar com a direção do PDT, mas o jantar praticamente confirma Paulo Pedra na base de Bernal. Mudou muita coisa dentro do parlamento. Mas, a decisão é do prefeito”, analisou Alex, na esperança de que Bernal consiga ampliar a base.
Na sessão desta quarta-feira (17) Alex anunciou o interesse em conquistar aliados como PSB, PTB, PSL e o próprio PDT, de Paulo Pedra. O vereador Carlão (PSB) é um dos convidados, mas não vai ao jantar porque precisará ir a Pedro Gomes para atender uma solicitação da mãe dele, que precisa fazer um exame médico. O vereador não descarta a possibilidade de integrar a base de sustentação do prefeito, mas continua descrente com o arranjo que nunca chega ao fim.
“Deixei para eles conversarem. Tudo o que conversa fica no vamos ver e te aviso. O PSB tem condição de integrar a base, mas precisa de uma fundação ou secretaria para o partido. Não vejo muita chance e acho que eles vão empurrar com a barriga”, avaliou.
Carlão justifica que nunca foi de fazer a política do quanto pior melhor, mas precisa de espaço para o partido e para o próprio mandato, já que precisa ver as reivindicações dos moradores serem atendidas. “Não temos problema em compor a base, assim como de sair dela se tiver erro. Até agora não fomos convidados para nada. É só conversa até agora”, avaliou.
O vereador Elizeu Dionízio (PSL) é outro integrante de partido cobiçado por Bernal que certamente não estará na festa. Embora o colega de partido e presidente estadual da sigla, Alceu Bueno (PSL), esteja conversando com o grupo de Bernal, Elizeu garante que não integrará a base de sustentação. “Não vou vincular minha imagem a desta administração que fala e não cumpre. Não respondo pelo Alceu. Eu sei de mim”, declarou o vereador, lembrando que o fato do prefeito “mentir” sobre contratos ou de deixar faltar merenda nos Ceinf’s afasta ainda mais a possibilidade de um vínculo.
O vereador Edson Shimabukuro (PTB) não atendeu ao telefone para dizer se vai ou não ao jantar. Mas, na sessão desta quarta-feira informou que por enquanto o relacionamento com o prefeito não passa de conversa. “Talvez no futuro poderemos caminhar juntos. Isso, se sentir que os dois lados caminham bem. Vamos fazer uma parceria e se der certo, podemos ir para o mesmo caminho”, explicou o vereador, que aguarda um sinal de Bernal, na resposta as indicações, para poder definir se junta-se a base.
Com a adesão de Pedra, Bernal chega a oito vereadores na base de sustentação: Pedra, Zeca do PT, Alex do PT, Ayrton do PT, Luiza Ribeiro (PPS), Gilmar da Cruz (PRB), Cazuza (PP) e Waldeci Chocolate (PP). Rose Modesto e João Rocha, ambos do PSDB, se declaram independentes, embora votem com o prefeito na maioria das votações. O apoio de Rose e João Rocha garante 10 vereadores a Bernal, mas o deixa longe da maioria oposicionista: 19 vereadores.
Notícias mais lidas agora
- ‘Discoteca a céu aberto’: Bar no Jardim dos Estados vira transtorno para vizinhos
- Carreta atropela mulher em bicicleta elétrica na Rua da Divisão
- Papai Noel dos Correios: a três dias para o fim da campanha, 3 mil cartinhas ainda aguardam adoção
- VÍDEO: Motorista armado ‘parte para cima’ de motoentregador durante briga no trânsito de Campo Grande
Últimas Notícias
Dólar fecha abaixo de R$ 6,00 com notícia de novo procedimento de Lula
Desde a sessão de ontem, após a internação de Lula no hospital Sírio-Libanês
Pronto para explorar a Europa? Comece por essas 6 cidades incríveis
Viajar pela Europa é um sonho para muitos e uma experiência que encanta a todos. Com sua riqueza cultural, diversidade de paisagens e história fascinante, o continente oferece destinos para todos os gostos. Seja você um amante da arquitetura, da gastronomia, das artes ou da natureza, há sempre algo novo para descobrir. Mas, por onde…
Foragido por matar mulher há 22 anos no Nova Lima é preso em Campo Grande
Maria Cristina Flores Recalde foi assassinada com tiro na nuca em julho de 2002
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.