Reunião na tarde desta segunda-feira definirá se Bernal será afastado da prefeitura

Os integrantes da Comissão Processante, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL), reúnem-se na tarde desta segunda-feira (18), às 17 horas, com a procuradoria jurídica da Câmara para saber se o pedido de afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP) é legal ou não. Com o parecer em mãos, a Comissão Processante fará […]

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Os integrantes da Comissão Processante, Edil Albuquerque (PMDB), Flávio César (PTdoB) e Alceu Bueno (PSL), reúnem-se na tarde desta segunda-feira (18), às 17 horas, com a procuradoria jurídica da Câmara para saber se o pedido de afastamento do prefeito Alcides Bernal (PP) é legal ou não.

Com o parecer em mãos, a Comissão Processante fará uma votação entre os três integrantes, que devem dizer se são favoráveis ao afastamento ou contra ele. Se a comissão votar a favor do afastamento, o presidente da Câmara, Mário César (PMDB), fará um decreto com o pedido, que será votado em plenário, onde Bernal precisará de 10 votos para não sair imediatamente.

Se os vereadores definirem que Bernal precisa sair para não atrapalhar as investigações, a decisão será publicada no Diário Oficial de Campo Grande de quarta-feira (20), quando o vice-prefeito, Gilmar Olarte, assumirá a cadeira.

A solicitação de afastamento partiu de Raimundo Nonato e Luiz Pedro Guimarães, os mesmos que solicitaram a abertura da Comissão Processante na Câmara. Eles alegam que o fato de o prefeito estar exercendo a função, mesmo sendo denunciado, atrapalha os trabalhos de investigação, visto que, constantemente, fala-se em cooptar partidos para se livrar da cassação na Câmara.

A Comissão Processante investiga denúncias feitas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) chamada de “CPI do Calote”. Ao final dos trabalhos os integrantes da CPI concluíram que o prefeito favoreceu três empresas em uma suposta fabricação de emergência, para garantir os contratos.

Conteúdos relacionados

Aves símbolos do Estado e do Pantanal (Reprodução)
Ronaldo Caiado
tre-ms diplomação