Política

Prisão por vereador levanta polêmica entre leitores: quem pode prender no Brasil?

Após a veiculação da voz de prisão dada pelo vereador Elizeu Dionizio (SDD) ao ex-candidato Rodrigo Mão na manhã desta quinta-feira em Campo Grande, internautas questionaram se o parlamentar teria autoridade para isso. O artigo 301 do Código do Processo Penal preconiza que “qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão […]

Arquivo Publicado em 10/10/2013, às 16h11

None

Após a veiculação da voz de prisão dada pelo vereador Elizeu Dionizio (SDD) ao ex-candidato Rodrigo Mão na manhã desta quinta-feira em Campo Grande, internautas questionaram se o parlamentar teria autoridade para isso.


O artigo 301 do Código do Processo Penal preconiza que “qualquer do povo poderá e as autoridades policiais e seus agentes deverão prender quem quer que seja encontrado em flagrante delito”.


Como foi desacatado no exercício da profissão por Rodrigo, o vereador resolver restabelecer a ordem na Casa de Leis e proferiu a voz de prisão.


Fato que causou semelhante estranhamento, uma estudante de Direito no Rio de Janeiro deu voz de prisão a um major da Polícia Militar durante os protestos.


Ela se sentiu ofendida pelo policial, que ao conversar com ela começou a gritar e a apontar o dedo, como mostram as imagens divulgadas pelo YouTube.

Jornal Midiamax